O primeiro objetivo do Caxias do Sul Basquete na temporada foi alcançado, com a vaga inédita na Copa Super 8. No domingo (16), o time do técnico Rodrigo Barbosa irá encarar o Sesi Franca, no Ginásio Pedrocão, no interior paulista. O duelo contra o único invicto no Novo Basquete Brasil (NBB), pode servir como uma motivação ainda maior para a equipe gaúcha, que terá metas ainda maiores na temporada que recém chegou na metade.
Desde que a Copa Super 8 começou a ser disputada, em 2018, esta foi a vez em que o Caxias Basquete realmente teve chance de entrar na competição. A campanha solidificada complementa uma sequência que foi pensada desde que o projeto retomou a participação na elite, em 2020, com a confirmação das garantias financeiras através da parceria com a KTO.
Um dos nomes de peso contratados na temporada de retorno e que permaneceu para a atual edição do NBB, o ala Eddy, campeão nacional pelo Paulistano, valoriza a conquista da vaga ao Super 8 como sequência de um projeto crescente em Caxias do Sul.
- Quando eu renovei o contrato para essa temporada, já tinha em mente que nosso primeiro desafio na temporada ia ser o Super 8. Minha ideia era ajudar o Caxias do Sul Basquete a estar em lugares que nunca esteve antes, e a Copa Super 8 era esse passo. Estou feliz demais com o primeiro objetivo da temporada concluído. Nossa equipe tem feito um grande trabalho, estamos muito unidos, nosso primeiro objetivo foi concluído, agora vamos brigar por mais - afirmou o camisa 33.
MOMENTO DE AFIRMAÇÃO
Apesar de garantir a classificação ao Super 8, a reta final do primeiro turno do NBB foi complicada para o Caxias Basquete. Depois da vitória para o Pato-PR, em 28 de dezembro, veio uma derrota para o Mogi, também no Ginásio do Sesi, em uma das piores atuações do time na temporada, apesar de um placar justo - 78 a 73.
No início de 2022, um surto de covid-19 complicou a preparação do time para os jogos finais do turno e jogadores da rotação principal ficaram de fora do confronto contra o Corinthians. Contra o Paulistano, na quarta-feira (12), os primeiros retornos já surtiram efeito e o Caxias quase derrotou a equipe da casa.
Para o Super 8, o ala/armador Pedro Mendonça e o pivô Dida serão mais dois a reforçar a equipe após a recuperação da covid-19. A baixa será de Rafa Oliveira, que se lesionou no início da partida contra o Paulistano, além do armador Cantarutti, que está fora há quase um mês.
Os retornos de Pedro e Dida, somado com os jogadores que já estavam em São Paulo, podem ser o diferencial para o time acabar com a invencibilidade do Franca. Para quem já segue fazendo história, sonhar com esse novo passo não é nenhum absurdo.