O Recreio da Juventude conquistou, recentemente, medalhas inéditas em campeonatos brasileiros de natação. Sob o comando do treinador Régis Mencia, que já trabalhou com o campeão olímpico Cesar Cielo, os atletas Leonardo Zanesi Servelin e Elisabete de Oliveira Pinto subiram ao pódio após disputarem competições em Porto Alegre e no Paraná, respectivamente.
No fim de novembro, Leonardo, de 15 anos, foi medalha de bronze nos 100m peito do Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão – Troféu Carlos de Campos Sobrinho, na categoria Juvenil 1. O evento foi disputado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, e contou com a participação de 634 atletas de 110 clubes.
Já no início de dezembro, Elisabete, de 13 anos, conquistou a prata nos 50m livre, categoria Infantil 2, no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão – Troféu Mauricio Bekenn, disputado no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo (PR), onde participaram 678 atletas de 114 clubes.
O treinador Régis Mencia enaltece a colocação de Elisabete e Leonardo, sendo que outros atletas do Recreio da Juventude ficaram entre os oito melhores, posições consideradas importantes na natação. Por esses resultados, o clube apareceu pela primeira vez no ranking dos 20 melhores clubes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
— O fato de nossos atletas estarem performando em nível nacional nos dá muita visibilidade. Acredito que 2022 irá consolidar a elevação do nosso desempenho esportivo — projeta Mencia.
O treinador trabalha no Recreio da Juventude com os técnicos da equipe de natação Arthur da Silva Moschen e Sarah Matana, e atua há 27 anos no esporte de alta competição. Desde que chegou a Caxias do Sul, 130 novos recordes foram registrados no clube.
— As duas medalhas inéditas em competições nacionais são fruto do investimento do RJ e do estímulo dos profissionais nos treinamentos. Temos como foco a formação de atletas olímpicos, o que pode abrir caminho para a questão acadêmica no que diz respeito a bolsas de estudo no Exterior. A estrutura do clube oferece oportunidades para todos — pontuou.