O Juventude entra para a última rodada do Brasileirão dentro da zona de rebaixamento. As duas derrotas seguidas fora de casa, contra Fortaleza e São Paulo, e os resultados paralelos de rivais diretos na briga contra o Z-4 deixaram o time alviverde em uma situação delicada.
Nesta segunda-feira (6), além da derrota do Ju para o São Paulo, no Morumbi, por 3 a 1, outro resultado foi muito ruim para o Verdão. No Mato Grosso, o Cuiabá fez 1 a 0 no Fortaleza, com gol de Elton, e subiu para 46 pontos, três a mais que o time de Jair Ventura. No domingo (5), o Bahia já havia derrotado o Fluminense, na Fonte Nova, e ultrapassado a equipe alviverde pelo número de vitórias. As duas equipes têm 43 pontos.
Agora, na rodada derradeira, o Juventude, que recebe o Corinthians, na quinta-feira, precisará ultrapassar Bahia ou Cuiabá para evitar a queda. Os baianos enfrentam o Fortaleza, na Arena Castelão, no Ceará, enquanto o Cuiabá enfrenta o Santos, na Vila Belmiro.
No caso do enfrentamento diante dos baianos, basta ao Ju conquistar um resultado melhor que o adversário. Por exemplo: em caso de empate do Juventude, o Bahia precisa perder. Se a equipe alviverde vencer, o Bahia pode, no máximo, empatar.
Já na disputa contra o Cuiabá, só há uma possibilidade: o Juventude tem de ganhar e torcer para o Santos vença a equipe do técnico Jorginho na Vila Belmiro.