A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) já tem definido o calendário de competições para 2022. E os dois representantes na elite nacional, o Farrapos, de Bento Gonçalves, e o Serra Gaúcha Rugby, de Caxias, voltarão a competir na próxima temporada.
A modalidade foi uma das que teve as disputas canceladas em 2020 e 2021 por conta das restrições da pandemia. Agora, as competições nacionais de clubes e seleções acontecerão ainda sob protocolos sanitários que serão atualizados e divulgados pelas autoridades locais em parceria com o Departamento Médico da CBRu.
- Estamos atendendo uma antiga reinvindicação da comunidade do rugby. Antecipar no ano anterior o calendário de competições. Assim, ajudamos as federações, os clubes e os atletas a se programarem melhor, buscarem os apoios necessários e superarem as dificuldades. Todos ficam sabendo quando serão os dias livres que podem ser utilizados para amistosos, treinos, recuperação e descanso dos jogadores. A ideia é que vejamos os clubes mais preparados para os eventos no próximo ano - comentou Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da CBRu, ao fazer o anúncio do calendário nacional.
O Super 12, principal competição do país de Rugby XV, está previsto para iniciar em abril. Os times estão divididos em duas chaves, regionalizadas. A Sudeste inicia seus confrontos em 9 de abril. São seis times de São Paulo: Jacareí, Pasteur, Poli, São José, Spac e Tornados.
Já a Sul terá partidas da fase classificatória entre 30 de abril e 3 de setembro. Além do Farrapos e do Serra Gaúcha, estão no grupo Charrua (RS), Desterro (SC), Curitiba (PR) e Pé Vermelho (PR).