Após pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o gabinete de crise do governo do Estado permitiu o aumento de 30% para 50% da ocupação da capacidade máxima dos estádios do Rio Grande do Sul. A autorização ainda será publicada em forma de decreto. Com isso, no próximo compromisso do Juventude diante do Inter, na quarta-feira (10), o Estádio Alfredo Jaconi poderá receber mais torcedores.
Atualmente, a capacidade total do Estádio Alfredo Jaconi é de 18.413. Com a liberação parcial anterior, de 30%, e ainda com a área social em obras, o número máximo de torcedores permitidos era de aproximadamente 4,6 mil. Agora, com o aumento permitido pelo Governo do Estado para 50%, o jogo contra o Inter receberá em torno de 7 mil, sendo 500 torcedores colorados e 6,5 mil jaconeros. No entanto, esse número de 7 mil poderá ser maior.
A área social, que comporta 2,6 mil pessoas, está sendo preparada para receber público nos próximos jogos. A estrutura com vidro, que divide o campo da arquibancada, está em processo de produção. Ainda não há a certeza que ficará pronta para o jogo contra o Inter. Se ficar, a capacidade pode subir para 9,2 mil torcedores.
Nos próximos dias, o Juventude irá participar de uma reunião com o Governo do Estado, a FGF, Inter e Grêmio para alinhar os protocolos para a nova capacidade máxima de público nos estádios do Rio Grande do Sul.