Dois jogos em casa. Dois empates em 0 a 0. Quem olha os dois resultados, sem observar as partidas, acredita que o Juventude não foi bem. No entanto, os números recentes não mostram isso. Diante do Ceará, 26 finalizações, 63% de posse bola. Volume ofensivo enorme, mas não concretizado em gols. Contra o Bahia, 17 finalizações e 56% do tempo com a bola. Novamente, a vitória não aconteceu. Os desempenhos foram bons, mas os resultados não foram os esperados.
— É verdade. A gente tem feito bons jogos, principalmente os últimos dois em casa. Tivemos um grande volume de jogo, criamos umas oportunidades, algumas claras, outras não. Tivemos o controle legal do jogo. Infelizmente, não conseguimos transformar essa criação em vitória. É o grande objetivo nosso. Manter a performance e alcançar os três pontos — comentou o centroavante Ricardo Bueno.
Com a reta final da competição se encaminhando, o Juventude precisa encontrar alternativas para deixar a zona do rebaixamento. Será que há tempo de fazer algo de muito diferente nos nove jogos restantes? O diferente precisa ser a vitória neste momento da competição.
— Não digo que temos que fazer muita coisa diferente. A gente tem que, obviamente, ser mais efetivo na parte ofensiva. Temos que fazer os gols para conseguir as vitórias. Acredito que fizemos bons jogos, mas não estamos conseguindo as vitórias. Temos que transformar nossa performance em três pontos — afirmou Bueno.
Melhorar aproveitamento
Para escapar do rebaixamento, o Juventude precisará conseguir praticamente 50% dos pontos em nos nove jogos que ainda restam. Em toda a competição, o time alviverde não teve esse aproveitamento. O Ju precisará fazer algo que ainda não fez na competição.
— Nós ficamos a maior parte da competição fora da zona do rebaixamento. Não é porque nós estamos algumas rodadas, que isso vá abater a gente. Sabemos que precisamos melhorar e conseguir as vitórias. Podemos alcançar, o trabalho está sendo feito. Têm números que mostram que a gente pode sair do Z-4 — disse o centroavante.
A sequência do Juventude até o final do Brasileirão tem: Inter, Chapecoense, Fluminense, Atlético-MG, Atlético-GO, Bragantino, Fortaleza, São Paulo e Corinthians. Esses são os confrontos que podem salvar o Verdão. A equipe alviverde está há três rodadas seguidas no Z-4 e ficará, pelo menos, mais uma, porque na 30ª não jogará agora — o jogo com o Atlético-GO foi adiado para o dia 23.
— Existe uma pressão. Quando a gente se encontra na zona de rebaixamento, não é cômodo. É muito ruim. Temos ciência disso e esse sentimento, mas a gente sabe que ainda faltam algumas rodadas. Não ainda estarmos fora agora e na última rodada estar dentro. Precisamos tranquilidade e equilíbrio. Precisamos melhor, mas nem tudo está errado.
Números
Juventude 0x0Bahia
Posse de bola - 56%
Finalizações - 17
Juventude 0x0 Ceará
Posse de bola - 63%
Finalizações - 26