O governo do Estado realizará, nesta quarta-feira (3), uma reunião em que será debatida a possibilidade de aumentar o limite de público liberado nos estádios do Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na noite desta terça-feira (2), o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, falou sobre o tema.
— Desde que houve a retomada da presença do público nos estádios, o governo (do Estado) vem fiscalizando e monitorando as ações proposta pelos clubes. Fizemos algumas reuniões de avaliação sobre o que ainda precisa ser ajustado. A partir do momento em que houve a liberação dos setores sem cadeiras das arenas, também foi debatido a possibilidade de propormos um aumento do percentual de ocupação dos estádios — destacou.
Pelo decreto em vigor atualmente, os locais podem receber torcedores até 30% da sua capacidade. No entanto, houve um pedido dos clubes e da FGF para ampliar a liberação para 60%.
— A partir das conversas com os clubes, apresentamos um cronograma de aumento gradativo do percentual. Muito provavelmente isso deva ser debatido pelo Gabinete de Crise nesta quarta-feira — ressaltou.
A mudança, caso seja aprovada pelas autoridades, poderá valer já para o Gre-Nal deste sábado (6), no Beira-Rio, válido pela 29ª rodada do Brasileirão. Hocsman, no entanto, evitou projetar se a alteração estará vigente para o clássico.
— Efetivamente, isso vai ser debatido. Uma vez aprovado esse aumento, resta saber quando ocorrerá a publicação deste novo decreto, para que tenha vigência esse eventual aumento. É preciso aguardar o movimento do governo — finalizou.