O Centro Integrado de Pessoas com Deficiência (Cidef/UCS) esteve representado na 14ª edição das Paralimpíadas Escolares, realizada entre os dias 23 e 26 de novembro, no Centro de Treinamento Olímpico, em São Paulo. Henrique Olvide Lopes Bado, de 16 anos, compôs a equipe do Rio Grande do Sul no basquete em cadeira de rodas, no formato 3x3, que sagrou-se campeã da modalidade.
Henrique chegou ao Cidef em fevereiro deste ano e é o atleta mais jovem da equipe. Pela primeira vez, teve a oportunidade de participar de uma competição paradesportiva voltada, exclusivamente, a crianças e adolescentes, vivenciando o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar.
— Foi uma experiência incrível. Todos me acolheram como uma família, e o fato de ser campeão foi, sim, importante para nós, mas as amizades e a integração com os meninos e com todos os atletas do país é algo que nunca vou esquecer. Só tenho a agradecer pelo acolhimento e espero rever todo mundo em breve — destaca Bado.
A equipe gaúcha disputou cinco partidas, onde saiu vencedora em todas. Na estreia, contra o Ceará, venceram por 14 a 3. Contra o Pará, foi 9 a 4. No terceiro jogo, vitória por 12 a 3, diante de Santa Catarina. Contra o time paranaense, os gaúchos venceram por 10 a 8. Por fim, a disputa pelo ouro na grande final foi contra o anfitrião time paulista, onde os guris do Rio Grande do Sul foram campeões após vencerem por 11 a 8.
As Paralimpíadas Escolares 2021 contaram com a participação de 902 atletas, de 12 a 17 anos e de 25 unidades federativas do país. Ao todo, 13 modalidades foram disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.