O Centro Integrado de Pessoas com Deficiência (Cidef/UCS) vai estar representado no Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete em Cadeira de Rodas, que ocorre em Guarapari-ES, entre os dias 16 e 21 de novembro. Franciele Oliveira, de 25 anos, foi convidada a integrar a equipe feminina da Adesul, de Fortaleza-CE, que vai participar do evento. Natural de Santana da Boa Vista-RS, a atleta se mudou para Caxias do Sul em 2020 e faz parte do time do Cidef desde maio deste ano, sendo a única mulher do grupo.
Na Adesul, há três jogadoras que compõem a seleção brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (BCR) e que disputarão o Campeonato Sul-americano da modalidade, em Buenos Aires, logo após o término do Brasileiro. Para Fran, atuar junto a atletas de alto rendimento, exclusivamente na modalidade feminina, é uma oportunidade única.
— Tenho pouco mais de seis meses de basquete em cadeira de rodas, e ser convidada para um campeonato a nível nacional é incrível. Tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa, vou poder aprender muito. Estou muito feliz e empolgada — externa Fran.
O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC). Além da Adesul, outras cinco equipes estão confirmadas na disputa: All Star Pará, APP Valkirias, de Minas Gerais, Irefes Sesport, do Espírito Santo, Aabane, da Bahia, e All Star Belém, do Pará.
Sobre o Cidef
Fundada em 1996, a associação caxiense tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social por meio do esporte. Desde sua fundação, o Centro desenvolve ações voltadas à acessibilidade e à visibilidade do público PcD e, atualmente, trabalha exclusivamente com a prática do basquete em cadeira de rodas. O grupo realiza três treinos semanais, nas terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, no Centro Poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A equipe conta com apoio da SIM Rede de Postos, Lojas Havan, Pettenati, UCS, CFC Juvenil, Go Bike Shop e Equipar Veículos. Além disso, recentemente, a equipe foi contemplada no Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) para o ano de 2021.