O Centro Integrado de Pessoas com Deficiência (Cidef/UCS) segue marcando presença em eventos esportivos nacionais. O atleta Henrique Olvide Lopes Bado, de 16 anos, vai participar das Paralimpíadas Escolares, competição que ocorre de 23 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Além do atleta, o coordenador técnico do Cidef, Daniel Borges, também vai integrar a delegação que viaja a São Paulo.
Henrique viaja junto com a equipe gaúcha, que disputará a modalidade do basquete em cadeira de rodas, no formato 3x3. Para o jovem atleta do Cidef, participar do evento representa uma oportunidade única.
— Fiquei muito contente quando recebi o convite para estar junto com a delegação, é uma oportunidade que eu esperava desde quando conheci o basquete em cadeira de rodas. Vai ser meu primeiro campeonato, então vai ser um momento para ganhar experiência porque todos os atletas têm quase a mesma idade e se entendem melhor. Também vai ser bom para divulgar na escola, pois todas as modalidades paralímpicas são muito interessantes e merecem visibilidade — destaca.
As Paralimpíadas Escolares tiveram sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar, reunindo estudantes de 11 a 17 anos de todo o Brasil. Neste ano, 13 modalidades paradesportivas estarão em disputa e a expectativa da organização é reunir cerca de 800 atletas. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19.
Além das Paralimpíadas Escolares, o Cidef também está sendo representado no Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete em Cadeira de Rodas. A atleta Franciele Oliveira integra a equipe da Adesul, de Fortaleza, na competição que ocorre até o dia 21, no Espírito Santo.
Sobre o Cidef
Fundada em 1996, a associação caxiense tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social por meio do esporte. Desde sua fundação, o Centro desenvolve ações voltadas à acessibilidade e à visibilidade do público PcD e, atualmente, trabalha exclusivamente com a prática do basquete em cadeira de rodas. O grupo realiza três treinos semanais, nas terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, no Centro Poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).