Neste dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, falar sobre o tema (e mostrar essas histórias de superação) é ainda mais relevante.
Abaixo, confira as atividades gratuitas oferecidas às pessoas com deficiência em Caxias:
Leia mais
Superação: a importância do esporte na vida de pessoas com deficiência
Conheça histórias de caxienses que driblaram as dificuldades da vida com a prática esportiva
:: O Cidef/UCS oferece atletismo, tênis de mesa, basquete e badminton à pessoas com deficiência física ou mental, de forma gratuita. Os interessados podem entrar em contato com a associação por meio da página no facebook: Cidef Paradesportivo ou por telefone (54) 9 9701-4422, com o coordenador administrativo e técnico do Cidef, Daniel Borges.
:: As atividades da L'Aqua têm um custo mensal de R$ 50, há natação, capoeira, badminton, bocha e, no verão, surf adaptado. Todos os deficientes com idade igual ou superior a cinco anos podem participar das práticas. Os interessados podem entrar em contato com o projeto por meio das redes sociais da L'Aqua, pelo projetolaqua.org.br ou pelo (54) 3218-2168, com a supervisora técnica da L'Aqua, Renata L'Aqua.
:: A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) oferece mais de 10 atividades às pessoas com deficiência. A secretaria oferece natação para deficientes, em parceria com academias que tenham piscinas. Há também badminton, voleibol, dança e capoeira no CIE São Caetano. Por fim, nas sextas-feiras, os profissionais do Caxias Navegar atendem apenas as pessoas com deficiência, proporcionando atividades de remo, vela e canoagem. Para realizar inscrição nas atividades é necessário entrar em contato com a Smel pelo (54) 3901-1265. Todas as ofertas são gratuitas.
:: A Secretaria Municipal de Educação oferece equoterapia de forma gratuita para alunos da rede municipal de ensino. O serviço conta com atendimento fisioterapeuta, pedagogo, psicólogo e condutor do animal e é oferecido a crianças com idade igual ou superior a dois anos. Os exercícios são realizados em São Virgílio e o deslocamento também é disponibilizado pela pasta, para a criança e um responsável. Todas as deficiências são aceitas, bastando liberação médica para início. A atividade também é oferecida de forma particular, mas tem um custo. Os interessados podem entrar em contato com o Espaço Equoterapia pelo telefone (54) 3028-3056, com Iara, ou (54) 9 8162-1564, com Moisés.
:: Na Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) há o projeto Terapia Ocupacional Aquática oferecia a crianças entre zero e 15 anos que tenham autismo ou paralisia cerebral. O paciente faz uma avaliação terapêutica semestralmente e, sendo assim, há um custo de R$ 38. Os interessados podem entrar em contato pelo (54) 2101-6000.
Leia também
Selo britânico relança os dois primeiros álbuns da pianista serrana Ana Mazzotti
Terra do Nunca: o pagode romântico de Dilsinho em Caxias do Sul
Casa noturna de Caxias promove festa com temática "Dia do Gayucho"