Brasil-Fa e Guarany de Bagé realizaram no domingo (24), o jogo de ida das quartas de final da Divisão de Acesso. O confrontou foi marcado por um lance forte ainda no primeiro tempo, expulsão, reclamação e com acontecimentos relatados na súmula pelo árbitro Marcus Vinicius Goncalves dos Santos
Aos nove minutos de partida, o goleiro Jonathan Walker, da equipe da casa, sofreu uma pancada do atacante Welder. O camisa 1 do Brasil-Fa ficou desacordado. Após ser reanimado, teve que deixar a partida na ambulância e removido até o Hospital São Carlos. Após exames, constatou-se fraturas no arco zigomático e no assoalho da órbita, ambos na região facial e necessitará passar por procedimento cirúrgico. O jogo ficou parado por 25 minutos. Segundo o Brasil-Fa, o último boletim médico informa que o goleiro encontra-se consciente e medicado.
Na volta do jogo, aos 35 minutos, o árbitro Marcus Vinicius Goncalves dos Santos expulsou Welder. Na súmula, o árbitro afirma que a expulsão foi direta, porque houve força excessiva na disputa de bola. Além disso, o documento diz que o supervisor do Guarany entrou no gramado ao final do primeiro tempo para reclamar.
Também na súmula, o árbitro informa que aos 37 minutos do segundo tempo, o presidente do Guarany, Heraclito Antônio Vicente Moreira, saiu do vestiário e proferiu duras palavras: "Tu é um safado, ladrão, sem vergonha, filha da pura. É por isso que vocês tem que apanhar mesmo, igual o Rodrigo (Árbitro de São Paulo x Guarani-VA, que foi agredido por William Ribeiro)".
Outro fato relatado na súmula foi a expulsão de Cachoeira, treinador de goleiros do Brasil-Fa, que estava de maqueiro, agrediu com um soco o massagista do Guarany. Depois disso, ainda passou em frente ao banco adversário e "atirou beijos" ao técnico Badico, do Guarany, como forma de provocação.
Após o final do jogo, com a arbitragem no vestiário, os mesmos escutaram gritos "Esses caras nos prejudicaram. Nos roubaram esses filhos da p***. Por isso que eles apanham mesmo. É por isso que o William é meu ídolo".
Confira a súmula completa
AOS 35MIN DE PARTIDA, EXPULSEI, COM CARTÃO VERMELHO DIRETO, O ATLETA Nº10, SR. WELDER DE JESUS COSTA, DA EQUIPE DO GUARANY F.C. POR AO DIVIDIR A BOLA COM O GOLEIRO, DAR UMA ENTRADA, COM FORÇA EXCESSIVA, CONTRA SEU ADVERSÁRIO, NA DISPUTA DE BOLA. ACERTADO COM O JOELHO ESQUERDO, NO LADO DIREITO DO ROSTO DE SEU ADVERSÁRIO, Nº1, SR. JONATHAN M. WALKER. INFORMO QUE O ATLETA, EXPULSO, APÓS ALGUNS QUESTIONAMENTOS, TEVE DE SER CONTIDO E RETIRADO DO CAMPO DE JOGO PELOS SEUS COMPANHEIROS. O ATLETA ATINGIDO, NECESSITOU E ATENDIMENTO MÉDICO, TEVE DE SER SUBSTITUÍDO E SAIU DO CAMPO DE JOGO NA AMBULÂNCIA, COM NARIZ SANGRANDO, "MAÇÃ DO ROSTO" E OLHO INCHADOS.
INFORMO QUE AO FINAL DO 1º TEMPO, O SUPERVISOR DA EQUIPE DO GUARANY FC, ADENTROU AO GRAMADO PARA RECLAMAR DAS DECISÕES DA ARBITRAGEM. O MESMO TEVE DE SER RETIRADO PELOS ATLETAS E TÉCNICO DE SUA EQUIPE. ESTE MESMO DIRIGENTE, TEVE CONSTANTES RECLAMAÇÕES SAINDO, E VOLTANDO, DE SEU VESTIÁRIO E ENTRANDO NA CASAMATA DA SUA EQUIPE, NÃO PODENDO SER CONTIDO PELO 4º ÁRBITRO.
INFORMO QUE AOS 37MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO, O PRESIDENTE DO GUARANY FC, SR. HERACLITO ANTONIO VICENTE MOREIRA, SAIU DE SEU VESTIÁRIO E RECLAMA COM A ARBITRAGEM COM O DEDO EM RISTE, DIZENDO AS SEGUINTES PALAVRAS: "TU É UM SAFADO, LADRÃO, SEM VERGONHA, FILHO DA P***. É POR ISSO QUE VOCÊS TEM QUE APANHAR MESMO, IGUAL O RODRIGO (ÁRBITRO DE SÃO PAULO X GUARANI-VA) APANHOU. ESTA METENDO A MÃO NO GUARANY, SEUS LADRÕES". ESTE SR. FEZ, EXATAMENTE A MESMA RECLAMAÇÃO, NOVAMENTE AO FINAL DA PARTIDA, POREM QUANDO O QUARTETO SE DIRECIONAVA AO VESTIÁRIO DA ARBITRAGEM.
INFORMO QUE AOS 38MIN DO SEGUNDO TEMPO, ADVERTI COM CARTÃO AMARELO, O PREPARADOR FISICO, DA EQUIPE DO GUARANY, SR. MANOEL LILES JORGE DE SOUZA, POR INSISTENTES RECLAMAÇÕES DO QUARTETO DE ARBITRAGEM.
AOS 48MIN DO SEGUNDO TEMPO, EXPULSEI O SR. DIONATAN RODRIGUES DE SOUZA, DE APELIDO "CACHOEIRA", QUE CONSTA NA LISTAGEM DO SERC BRASIL, COMO TREINADOR DE GOLEIROS, POREM ESTAVA FAZENDO A FUNÇÃO DE MAQUEIRO, POR AGRIDIR COM TAPA E SOCO O MASSAGISTA DO GUARANY FC, SR. LUIZ EDUARDO TAVARES ROCHA, QUE ESTAVA ATENDENDO O ATLETA DE SUA EQUIPE. AO SER INFORMADO DA SUA EXPULSÃO, O SR. DIONATAN PASSOU EM FRENTE A CASAMATA DO GUARANY FC ATIRANDO BEIJOS AO TÉCNICO ADVERSÁRIO, INCITANDO ESTE TÉCNICO, QUE NÃO CAIU NA PROVOCAÇÃO.
APÓS O FINAL DA PARTIDA, JÁ COM O QUARTETO DE ARBITRAGEM NO VESTIÁRIOS, FOI POSSÍVEL ESCUTAR, PELAS FRESTAS DA JANELAS ESTAVAM ABERTAS, PESSOAS FALANDO AS SEGUINTES FRASES: "ESSES CARAS NOS PREJUDICARAM, EXPULSARAM QUEM MENOS PODIA SER EXPULSO. NOS ROUBARAM ESSES FILHOS DA P***. POR ISSO QUE ELES APANHAM MESMO. É POR ISSO QUE O WILLIAN É MEU IDOLO".( WILLIAN RIBEIRO, ATLETA DO SÃO PAULO, QUE AGREDIU O ÁRBITRO RODRIGO, NA PARTIDA ENTRE GUARANI-VA X SÃO PAULO). AO ESCUTAR ESTA FRASE, ABRI A PORTA DO VESTIÁRIO PARA IDENTIFICAR QUEM ERA A PESSOA QUE FALAVA, POREM NÃO FOI POSSÍVEL A IDENTIFICAÇÃO, MAS VI QUE ESTA PESSOA ESTAVA VESTIDA COM O ABRIGO DO GUARANY FC.