O Juventude já tem um novo comandante definido para tentar deixar a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro nas 11 partidas que faltam para o fim da competição. Jair Ventura, de 42 anos, chegou na noite desta terça-feira (19) a Caxias do Sul e será oficializado nas próximas horas como o treinador alviverde para a sequência da Série A. O próximo jogo será contra o Ceará, no sábado, no Alfredo Jaconi.
Depois da saída de Marquinhos Santos, que já acertou com o América-MG, a direção alviverde analisou e negociou com alguns nomes. Ainda na segunda-feira (18), Umberto Louzer chegou a ter uma situação mais próxima de acordo, mas o desfecho barrou no desejo do treinador de contar com dois auxiliares, enquanto o departamento de futebol pretende manter a comissão técnica física do clube.
Jair Ventura sempre esteve no radar alviverde. E no início da manhã desta terça-feira as tratativas com o técnico avançaram até o desfecho do acordo. O treinador chegou na noite desta terça em Caxias do Sul para acertar últimos detalhes, assinar contrato e inicia as atividades na quarta-feira com o grupo, pensando no confronto diante do Ceará. Junto com Jair chegam o auxiliar Emerson Ávila e o analista de desempenho Antônio Macedo. O clube aguarda a assinatura de contrato para fazer o anúncio oficial.
Filho do ex-jogador Jairzinho, campeão mundial em 1970, o novo técnico do Juventude surgiu como técnico no Botafogo-RJ, em 2016. Após pouca expressão como atacante, buscou especialização para ser tornar treinador. Após sair do time carioca, passou por Santos e Corinthians, até chegar na temporada passada no Sport, onde livrou o time pernambucano do rebaixamento na Série A.
Após começar a temporada na Ilha do Retiro, foi demitido ainda no Estadual. No Brasileiro, assumiu a Chapecoense na segunda rodada e saiu na 14ª, sem nenhuma vitória, quatro empates e nove derrotas, incluindo o 1 a 0 para o Juventude, pela 13ª rodada, no Jaconi.
Agora, caberá ao carioca de 42 anos tentar evitar o rebaixamento do Juventude e cumprir a missão da temporada de manter a Papada em mais uma temporada na elite do futebol brasileiro.