O empate em 0 a 0 com o ABC no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D foi analisado como a melhor partida do Caxias na competição pelo gerente de futebol Ademir Bertoglio, que destacou a força do adversário na competição e lamentou as oportunidades desperdiçadas. Com a eliminatória em aberto, o duelo decisivo ocorre no próximo domingo (17), no Estádio Frasqueirão, em Natal-RN.
— Acredito que foi nossa melhor partida dentro de casa, até pela dificuldade do adversário. Tivemos coragem para sair jogando, construindo pela direita e pela esquerda, e poderíamos ter saído com o um resultado melhor — analisou Ademir Bertoglio, destacando que o grupo de jogadores já está concentrado no jogo de volta:
— Quando fechamos a roda após o jogo para fazer uma oração de agradecimento por ninguém ter saído machucado, tem a fala dos atletas e todos já se manifestaram sobre a importância do jogo e o cuidado durante a semana, para que possamos no próximo domingo conquistar o resultado.
São esperados seis mil torcedores apoiando o ABC no duelo decisivo da próxima semana no Rio Grande do Norte. Será o segundo jogo do Caxias fora de casa com presença de torcedores. O primeiro foi diante do União Rondonópolis, quando o Grená venceu por 2 a 0. Para Bertoglio, que fez questão de elogiar o comportamento da torcida no Estádio Centenário, o apoio pode variar entre positivo e negativo conforme o resultado em campo.
— A nossa torcida se fez presente dentro do possível e teve uma postura exemplar. Houve provocação por parte da comissão técnica do ABC e eles (torcida do Caxias) se mantiveram sóbrios. Em outros momentos, a postura da torcida foi usada para incentivar o adversário, mas hoje não conseguiram fazer isso. A torcida deles é grande e com certeza vai participar. Ela pode ser positiva, se eles saírem na frente, mas também pode pressionar se o resultado não vier — comentou o gerente de futebol do Caxias.
Para chegar até Natal para o duelo decisivo que vale uma vaga nas semifinais da Série D e no Brasileirão Série C de 2022, o Caxias fará uma viagem com uma série de conexões. A delegação grená deixa Caxias do Sul na próxima quinta-feira (14), três dias antes do jogo, para Porto Alegre, onde embarcará em um voo até Guarulhos-SP.
No dia seguinte, pela manhã, voa da cidade paulista para Recife-PE, onde realizará treinamentos da tarde sexta-feira e no sábado pela manhã. O voo para a capital do Rio Grande do Norte acontece apenas na tarde de sábado, dia anterior a partida.