O duelo de ida com o ABC não terminou como o torcedor do Caxias esperava. Apesar de ter criado os principais lances da partida, a equipe desperdiçou chances claras nos dois tempos e viu o time potiguar administrar o empate em 0 a 0 no Estádio Centenário.
O atacante Kelvin, após belo passe de Matheuzinho, desperdiçou uma das chances mais claras para o Grená aos 28 minutos do primeiro tempo. Na reta final da segunda etapa, Bruno Ré, sozinho dentro da pequena área, concluiu um cruzamento de Jean Dias para fora.
O regulamento das quartas de final não estabelece o desempate por gol qualificado. Portanto, nenhuma das equipes leva vantagem para a decisão do próximo domingo (17), às 17h30min, no Estádio Frasqueirão, em Natal-RN. Quem vencer, garante uma vaga nas semifinais e na Série C do Brasileirão em 2022. Em caso de empate, a definição será nos pênaltis.
Primeiro tempo superior
Depois de enfrentar dificuldades para encaixar a marcação nos primeiros 20 minutos, o Caxias conseguiu crescer na metade final do primeiro tempo a partida de uma mudança tática do técnico Rafael Jaques, reestabelecendo as orientações da marcação individual. Assim o Grená conseguiu recuperar a posse de bola e impor seu jogo, principalmente através do meia Matheuzinho. O camisa 10 foi o protagonista dos 45 minutos iniciais, conduzindo os ataques e distribuindo assistências. Na mais clara delas, Kelvin acabou desperdiçando.
Com liberdade na saída de bola, vendo o ataque do Caxias ainda sem se entender quanto a marcação, o ABC foi a primeira equipe a criar uma oportunidade de gol na partida aos sete minutos. O lateral-direito Felipinho foi na linha de fundo, cruzou na meia lua da grande área para o meia Allan Dias, que ajeitou para Felipe Manuel finalizar. O volante chutou forte, buscando o canto esquerda, mas viu Marlon cortar na linha pequena área para escanteio.
Precisando melhorar no jogo, o técnico Rafael Jaques aproveitou uma paralisação para atendimento médico a um jogador do ABC para reorganizar os encaixes de marcação. Dessa forma, o zagueiro Erik passou a ser o responsável pela marcação do ponta Negueba, enquanto Lucas Carvalho subiu para marcar o lateral-esquerdo Felipinho. A troca deu mais combatividade ao Caxias, que passou a partir daí a desenvolver seu jogo.
A primeira resposta veio aos 27 minutos. Matheuzinho aparece na ponta direita e tabela com Kelvin, que cruza para a Michel. A finalização do camisa 9, entretanto, foi bloqueada pela defesa do ABC.
Um minuto depois, uma grande chance foi perdida por Kelvin. Em jogada pela esquerda, o atacante recebeu de Bruno Ré e triangulou com Matheuzinho, recebendo na área, livre de marcação e de frente para o goleiro Wellington. No entanto, Kelvin adiantou demais a bola e não finalizou, vendo o goleiro potiguar fazer a defesa com tranquilidade.
Na sequência da primeira etapa, o Caxias permaneceu com um maior volume de jogo e seguro defensivamente, ameaçando o ABC em investidas do lateral Lucas Carvalho pelo lado direito do ataque. Porém, na única conclusão com perigo, Michel estava em condição de impedimento e o lance foi anulado.
Segundo tempo de queda de rendimento
O Caxias não voltou para a segundo tempo com a mesma intensidade que conseguiu imprimir no primeiro e viu o adversário levar perigo ao goleiro Marcelo Pitol logo aos três minutos, com Felipe Manuel. O volante arriscou da intermediária um tiro forte, buscando o ângulo direito, e Pitol fez grande defesa.
O transcorrer do jogo foi do Grená com mais posse de bola, se instalando no campo de ataque, porém sem criatividade para levar perigo ao goleiro Wellington, do ABC. Principalmente pela troca de laterai da equipe potiguar, que travou o jogo de Lucas Carvalho. Percebendo a queda de ritmo, Jaques colocou Milla e Jean Dias nos lugares de Kelvin e Michel aos 18 minutos. As trocas fizeram com que a equipe conseguisse imprimir mais velocidade pelos lados do campo, porém não o suficiente.
O último bom momento do Caxias no jogo foi de mais uma grande chance desperdiçada. Jean Dias, aos 43 minutos, fez boa jogada pela ponta esquerda, cruzou rasteiro e encontrou Bruno Ré livre, dentro da pequena área. De carrinho, o lateral-esquerdo bateu para fora.
Ficha Técnica
Caxias 0 x 0 ABC
Campeonato Brasileiro Série D - quartas de final - jogo de ida
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Data: 10/10/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol; Erik, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho (Maicon, 37'2º), Marlon (João Vieira, 37'2º), Karl e Bruno Ré; Matheuzinho (Diogo Oliveira, 30'2º), Kelvin (Jean Dias, 18'/2º) e Michel (Milla, 18'/2º). Técnico: Rafael Jaques
ABC
Welligton; Netinho (Allef, 29'2º), Sueliton, Alisson Cassiano e Felipinho (Vinícius Silva, int); Felipe Manoel, Valderrama (João Marcos, 37'2º), Marcos Antônio e Allan Dias; Negueba (Vinicius Paulista, 47'2º) e Wallyson (Denner, 37'/2º) Técnico: Moacir Júnior
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo, Lehi Sousa e Silva e Lucas Costa Modesto (DF). VAR: Vinicius Furlan.
Cartões Amarelos: Marcos Antônio, Sueliton, Valderrama e Allef (ABC), Bruno Ré (Caxias)