O empate por 0 a 0 do Caxias com o ABC, no jogo de ida das quartas de final da Série D, criou um clima ainda mais decisivo para a partida da volta, que o ocorre no próximo domingo (17), em Natal. Após o confronto no Centenário, o técnico Rafael Jaques avaliou como fica a disputa pelo acesso para a Série C em 2022.
— Agora se tornou um jogo único. Virou só “mata”. O sentimento é de que poderíamos ter saído com uma vitória no primeiro tempo. E, no segundo, a chance mais clara foi nossa. Quero dar os parabéns para o nosso grupo de jogadores por ter sido incansável — avaliou Jaques, explicando o que será feito para o time manter a concentração na semana para o duelo no Estádio Frasqueirão:
— A decisão por si só é determinante para manter o foco. A importância do jogo dá uma concentração máxima aos nossos torcedores. Teremos um jogo muito difícil fora de casa, mas temos condições de conseguir o acesso.
No confronto no Centenário, o ABC tentou segurar o jogo a cada parada em faltas ou lateral, ganhando tempo. Nas duas fases anteriores, a equipe nordestina empatou fora de casa e garantiu o avanço em seus domínios.
A estratégia do rival na casa grená, no entendimento de Jaques, deu certo por conta da conivência da arbitragem com a cera do ABC:
— Situação normal de jogo. O ABC fez um jogo onde ele passou o tempo e foi bastante experiente nesse sentido. A arbitragem foi condizente com essa questão. dar só cinco minutos ao final de jogo, o que na nossa opinião foi muito abaixo. Tiveram 10 trocas no segundo tempo e o goleiro do ABC teve, pelo menos, quatro quedas longas. É uma estratégia que podemos utilizar da mesma forma lá em Natal.
A única vantagem que o ABC tem agora é a de jogar em casa os 90 minutos finais da decisão. Porém, para garantir o acesso fora de casa, Jaques tem o caminho para sua equipe.
— Manter o foco, manter a pegada, a marcação forte. Ter a mesma coragem que teve para jogar com a bola no pé, não se intimidar e fazer o jogo que tem que ser feito. É uma decisão, é jogo para homem. Quem entrar domingo vem sendo homem de verdade e é assim que vamos entrar — concluiu o treinador.