Na época das Cruzadas, no século XII, havia um mítico herói fora-da-lei que vestia verde e roubava da nobreza para dar aos pobres. Era Robin Hood, que usava e abusava do seu espírito aventureiro para manusear seu arco e flecha na floresta de Sherwood. No Campeonato Brasileiro, o Juventude não quer se limitar a ser Robin Hood, aquele que tira pontos das equipes do topo, como Flamengo, Corinthians, Bragantino e Palmeiras, mas também superar os rivais de sua prateleira na competição, como não ocorreu contra o Cuiabá, na 20ª rodada, e precisa acontecer neste sábado (9), às 21h, contra o América-MG.
Com 27 pontos, o Juventude ocupa a 15ª colocação na Série A, quatro pontos na frente do Grêmio, que é a primeira equipe que ocupa a zona do rebaixamento. A margem de distância é pequena, porém não motivo para grande preocupação. Por outro lado, é importante estar em alerta, já que rivais como Santos, Bahia e o próprio Tricolor de Porto Alegre ainda têm jogos atrasados para serem disputados.
Cotado para brigar contra o rebaixamento, o América-MG está em uma curva de crescimento no segundo turno do Brasileirão e ocupa o 10º lugar, com 30 pontos, três a mais do que o Ju. O Coelho chega ao Estádio Alfredo Jaconi com apenas uma derrota nas últimas 12 partidas e acumula uma invencibilidade de sete jogos, inclusive superando o Palmeiras na última semana, atuando no Independência.
Se nas últimas rodadas, contra Athletico-PR, Santos, Palmeiras e Sport, o Papo apostou em um jogo de sustentação defensiva e contra-ataques, a tendência é de que o jogo contra os mineiros apresente um cenário diferente por conta da postura do adversário, que fora de casa procura atuar de forma reativa. E para ter um comportamento mais criativo, sem abrir mão dos cuidados na defesa, e apresentar uma equipe em boas condições físicas, a formação titular do técnico Marquinhos Santos pode sofrer mudanças. Inclusive são boas as chances do artilheiro Ricardo Bueno retornar ao ataque.
Possíveis alterações
Embora deixa deixado o gramado da Arena Pernambuco direto para a ambulância, o goleiro Douglas está recuperado do corte sofrido na cabeça e participou do treinamento do Ju nesta sexta-feira (8). Sendo assim, irá para sua quinta partida como titular com a camisa alviverde. Por outro lado, a defesa pode sofrer uma modificação, com a saída do questionado Juan Quintero para o retorno de Rafael Forster, titular na maior parte da temporada.
Setor mais consolidado da equipe, o meio-campo formado por Dahwan, Jadson e Guilherme Castilho não deve ser desmontado. O que pode ocorrer é um ajuste no posicionamento do multifuncional Castilho conforme as escolhas de Marquinhos Santos para o ataque, onde a equipe pode sofrer mais alterações.
A primeira será o retorno de Ricardo Bueno. Apesar de ter viajado para a jornada dupla fora de casa contra o Palmeiras e Sport, o centroavante alviverde não atuou em nenhuma das partidas devido a um desconforto na coxa esquerda. Entretanto, o período concentrado com os demais jogadores possibilitou que o camisa 9 fizesse a sua recuperação com mais intensidade, já que os membros do Departamento Médico também estavam com a delegação. Sendo assim, espera-se o autor de cinco gols no Campeonato Brasileiro esteja no 11 inicial contra o América-MG.