A liberação para a volta do público no Campeonato Brasileiro vai alterar o cenário dos arredores do Estádio Alfredo Jaconi a partir do final da tarde do próximo sábado (9). Isso porque são esperados aproximadamente 2,5 mil Jaconeros presentes para apoiar o Juventude diante do América-MG, em partida pela 25ª rodada, e colorindo a região do clube de verde e branco.
A última vez que isso ocorreu foi em 11 de março de 2020, no empate em 1 a 1 com outro América, o de Natal-RN, pela Copa do Brasil. Dias depois, a rodada do Campeonato Gaúcho foi realizada sem público e, logo na sequência, todas as competições foram interrompidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Embora a entidade tenha permitido a presença no setor de cadeiras de 80 convidados nas últimas rodadas do Brasileirão, esta será a primeira vez que os torcedores de arquibancada terão a oportunidade de voltar ao Jaconi para acompanhar uma partida do Ju.
É o caso do administrador de empresas Taylor Coelho Daniel, que estará na partida diante dos mineiros ao lado de seu pai, Jaime Daniel. Durante o período sem que os torcedores pudessem estar nas arquibancadas, passar na frente do lugar que considera o templo do futebol tornou-se um hábito.
— Ir no bar ou na loja era uma rotina durante a pandemia, mas esse foi o maior momento da minha vida que eu fiquei sem pisar na arquibancada do Jaconi. Para quem gosta, estar no estádio é uma terapia que te deixa leve e faz bem, pois você consegue colocar para fora tudo que precisa. E também é satisfatório, principalmente quando se vive bons momentos — comenta Taylor.
A atmosfera diferente nos arredores do Alfredo Jaconi se justifica pois, assim como é para Taylor e Jaime, a rotina de outros milhares de torcedores não se limita aos 90 minutos dentro das quatro linhas. O hábito de se reunir do lado de fora do estádio horas antes da bola rolar para compartilhar as expectativas sobre a partida também é considerado fundamental. Passar pela catraca e sentar para assistir o jogo era guardado justamente para os minutos antes do apito inicial.
Entretanto, mesmo que o avanço da vacinação possibilite que vários eventos possam ser realizados, ainda é necessário cumprir um protocolo de distanciamento social, que exige a antecipação da entrada do público. Como o jogo está marcado para as 21h, os Jaconeros devem estar acomodados até às 20h30.
— Estou curioso, porque vou ter que entrar no estádio cedo. Normalmente a gente sempre chegava no estádio cinco minutos antes do jogo começar. Agora vamos ter que pensar como se divertir nesse tempo todo de espera — explica Taylor Daniel.
Eles não assistiram in loco o acesso à Série A
Outro ponto marcante do retorno dos torcedores do Juventude ao estádio é a ascensão do clube neste intervalo de 19 meses. Em março de 2020, o Alviverde passava por dificuldades no Gauchão e as expectativas para o Brasileirão Série B, que começaria meses depois eram pessimistas.
Nesse período, o técnico Marquinhos Santos saiu e já voltou. No meio do caminho, sob o comando de Pintado, o Ju não só teve um bom rendimento na Série B como terminou na terceira colocação, garantindo um lugar na elite em 2021. Além disso, do elenco atual, apenas o goleiro Marcelo Carné estava presente naquela partida da Copa do Brasil. E ele teve o "privilégio" de, em campo, acompanhar toda essa jornada de crescimento do Verdão. Do lado de fora, acompanhando pelo rádio ou TV, o período foi de nervosismo para os torcedores.
— A gente não viu o acesso no estádio. Depois de um ano e meio, sendo que o último jogo aqui estávamos voltando da Série C para a Série B, é uma emoção muito grande voltar na Série A e querendo vencer, pois vamos permanecer no ano que vem. Foi um ano inteiro vendo pela TV, mas agora vamos poder ver tudo ao vivo de novo — diz o estudante Leonardo da Silva, destacando a dificuldade de acompanhar as partidas distante das arquibancadas:
— Foi difícil. Para quem está acostumado a ver sempre aqui, ficar no sofá é muito complicado. Aqui estamos acostumados a gritar e cantar com todo mundo. Tem amigos que eu conheci aqui. Para quem ama o clube é complicado, ainda mais no acesso. Agora vendo tudo que acreditamos acontecer, é muito emocionante.
Conforme a última atualização do Verdão, aproximadamente 2 mil check-ins já foram feitos. Portanto, restam cerca de 500 para atingir o público limite permitido pelo protocolo estadual. Os sócios-torcedores podem confirmar presença em Juventude e América até esta sexta-feira (8), ao meio-dia.