O confronto entre Juventude e Palmeiras marcado para este domingo (3), às 18h15min, no Allianz Parque, apresenta equipes que brigam por objetivos distintos no Campeonato Brasileiro 2021. Enquanto o Papo entre em campo na 23ª rodada da competição buscando aumentar a diferença de três pontos para a zona do rebaixamento, o Porco quer o título da competição e, para isso, precisa diminuir a diferença de oito pontos para o Atlético-MG.
Entretanto, ambas as equipes vem de bons resultados nas últimas partidas. Pressionado por seis jogos sem vitórias, o Ju superou o Santos por 3 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi. Já o Palmeiras, apesar de perder o clássico para o Corinthians pela Série A e ver o trabalho de Abel Ferreira ser bastante questionado, três dias depois eliminou o Atlético-MG e garantiu uma vaga na final da Copa Libertadores da América.
Para tentar sair vencedor de São Paulo, os comandados de Marquinhos Santos apostam em táticas semelhantes aos times que também conseguiram arrancar pontos da casa do Palmeiras. Foi o caso do caso do Cuiabá, na 17ª rodada, que aplicou 2 a 0 no Verdão paulista marcando um gol cedo, se sustentando defensivamente e definindo o placar no final, em um contra-ataque. Após encerrar uma sequência de nove jogos sofrendo gols, a fortaleza defensiva do Juventude é a grande aposta para a partida.
— É muito importante não sofrer gols. Era algo que vínhamos buscando nas últimas rodadas, pois sabíamos que conseguiríamos triunfar pelo nosso desempenho no ataque. Vamos para dois jogos difíceis fora de casa, buscando primeiramente não sofrer gols, pois assim estaremos mais perto de vencer — afirma o goleiro Douglas, que vai para seu terceiro jogo como titular no Brasileirão.
Estratégia e escalação
Embora o zagueiro Rafael Forster, após cumprir suspensão, e o meia Wagner, recuperado de lesão, voltem a ser convocados para a partida, o 11 inicial não deve sofrer mudanças em relação ao time que superou o Santos por 3 a 0. Exceto a mudança de posicionamento de Guilherme Castilho e Wescley, visando uma maior sustentação defensiva com a atuação de Castilho pela ponta-direita, já que umas das principais armas dos comandados de Abel Ferreira são as jogadas em velocidade pelos lados, com Rony, Dudu, Wesley ou Gabriel Veron.
— A semana foi foi e temos trabalhado opções. Temos estudado os adversários e tentado ser assertivos nas estratégias. E quando falo de estratégia, as características individuais passam por essa análise. Estamos analisando o que temos que fazer para anular o Palmeiras e buscar a vitória no Allianz Parque, sabendo da dificuldade de enfrentar um dos melhores elencos do futebol brasileiro — afirmou o técnico do Juventude, exaltando o conhecimento do elenco para atuar em diferentes propostas de jogo:
— Os atletas sabem se comportar quando a necessidade é de marcar em bloco alto, quando a necessidade é de marcar em bloco baixo e jogar em transição, ou no jogo propositivo, em que fazemos o ataque posicional, dando amplitude ao campo e dando volume por dentro, com a posse. E aí cabe a nós tomarmos as decisões para buscar a vitória.