O Juventude inicia seu deslocamento para o Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (11) para enfrentar o Flamengo pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro sem contar entre os jogadores relacionados com os volantes Dawhan e Jadson, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Por se tratar de um dos setores mais carentes do elenco, não há uma resposta imediata sobre quem serão os substitutos na equipe que começará a partida da próxima quarta-feira, às 19h, no Maracanã.
Além de Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho, que formam o trio titular, e com saída de Matheus Jesus no final de setembro, o grupo alviverde conta hoje com Ricardinho, e o jovem Kelvi para o setor defensivo do meio-campo. Enquanto o primeiro participou de apenas cinco partidas da Série A, sempre entrando no decorrer das partidas, o garoto de 18 anos ainda não estreou pelo time profissional do Juventude. Sendo assim, o técnico Marquinhos Santos pode optar por jogadores de características na formação do setor central da equipe ou alterar o esquema tático.
A primeira alternativa seria escalação de justamente os dois volantes disponíveis no banco de reservas. Desse modo, o tripé de meio-campo seria formado por Kelvi, Ricardinho e Guilherme Castilho. Essa escalação, no entanto, é a menos provável. Embora o jovem volante tenha sido elogiado pelo diretor-executivo Marcelo Barbarotti, ele deve ficar como uma opção no banco de reservas.
Uma segunda hipótese seria a escalação de um jogador com características mais ofensivas, como os meias Wescley, Wagner ou Chico. Nessa ideia, Castilho seria recuado para a função de segundo volante, já exercida em diversos momentos da temporada, como no segundo tempo das últimas duas partidas - Sport e América-MG. Embora ele tenha crescido de rendimento atuando mais avançado nas últimas rodadas, seria uma estratégia específica para o confronto no Maracanã.
Outra possibilidade seria compensar a ausência de volantes com a escalação de mais um zagueiro, formando um 5-4-1 na fase defensiva, considerando que os cariocas devem ter mais posse de bola e o Ju permanecer a maior parte do jogo com as linhas baixas. Os laterais estariam alinhados aos três zagueiros, formando uma linha de cinco, e os extremas aos dois jogadores de meio-campo, em uma estratégia semelhante ao que ocorreu no 1 a 1 com o São Paulo, no Estádio Alfredo Jaconi. Nesta formação, Juan Quintero poderia retornar ao time titular como o terceiro zagueiro e Ricardinho entraria no meio-campo ao lado de Guilherme Castilho.
Em 15º na classificação do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos, o Ju enfrenta o Flamengo e depois encara ainda em outubro uma sequência de três jogos diante adversários contra o rebaixamento: Grêmio (19º), Ceará (13º) e Bahia (17º).