O resultado não era aquele que o torcedor do Juventude esperava no seu retorno ao Alfredo Jaconi. Porém, o que se viu no duelo diante do América-MG foi mais uma demonstração do tamanho do desafio que a equipe de Marquinhos Santos tem pela frente para garantir sua permanência na elite.
Acabou sendo outro duelo em que o Ju, mesmo com suas limitações, apresentou um bom futebol. Especialmente na segunda metade da primeira etapa, quando criou pelo menos três chances claras de gol. Depois do intervalo, o jogo até ficou mais franco, bem movimentado, mas foram poucas as finalizações de perigo. O 1 a 1 acabou sendo justo.
O América soube marcar e ainda levar perigo nos contra-ataques. Fez o que tem feito nas últimas rodadas, quando surpreendeu alguns gigantes. Já o Juventude retomou a organização das partidas anteriores e deixou para trás o desempenho abaixo da média apresentado contra o Sport. Porém, não encontrou alternativas ofensivas capazes de suprir o cansaço e o desgaste de Paulinho Boia e Sorriso. Dessa vez, quem entrou não fez a diferença.
Wescley tornou a equipe mais agressiva, mas pecou nos passes mais ajustados. Capixaba e Bruninho, esse com menos tempo de atuação, não tiveram a capacidade de fazer o algo a mais. A elogiar, mais uma vez, a atuação de Guilherme Castilho, que só não conseguiu reprisar na segunda etapa a eficiência nas bolas paradas - muito também por méritos da defesa mineira.
A volta de Ricardo Bueno também foi fundamental para o melhor desempenho ofensivo do Ju. Mesmo sem ter feito gol, o centroavante foi a figura mais participativa do confronto. Lá atrás, a dupla Vitor Mendes e Forster mostrou que ainda é mais segura do que quando Quintero atua, mesmo com o zagueiro canhoto errando alguns passes bobos.
No fim das contas, o Juventude segue fora do Z-4, mas passa a ter uma missão cada vez complicada pela frente. Para buscar os 14 ou 15 pontos que precisa para seguir na elite, o time alviverde precisará seguir somando e isso vale para os dois jogos fora de casa nesta semana. Se o resultado não vier diante do Flamengo, na quarta-feira (13), precisará vir contra o Grêmio, no próximo domingo.