Embora a campanha do Caxias na primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D tenha sido de altos e baixos, a equipe conseguiu a classificação e aposta na virada de chave para os duelos de mata-mata contra a Portuguesa. Além das evoluções técnicas e táticas, o zagueiro Rafael Lima destaca o apoio dos torcedores como algo fundamental para a equipe entrar confiante diante da Lusa.
— Tenho recebido muitas mensagens de apoio nas minhas redes sociais. Muitas vezes, a equipe faz uma primeira fase sem percalços e acaba chegando no mata-mata sem estar tarimbada para o momento de pressão. Nós tivemos altos e baixos e, nos últimos jogos, foram decisões pois precisávamos do resultado para classificar. Nossa equipe soube sofrer e crescer, por isso digo para o torcedor acreditar no grupo, pois estamos fazendo tudo para conquistar o tão sonhado acesso — afirma Rafael Lima, compreendendo as críticas pelas oscilações da equipe na primeira fase:
— Quem está dentro do campo pode fazer diferente. As críticas são pertinentes e fazem parte. Nós vemos na Seleção Brasileira, com muitos jogadores famosos, e muitas vezes eles não têm o crédito que merecem. E nós não somos diferentes, por isso precisamos encontrar as pessoas que realmente acreditam na gente, como o torcedor que acredita em nós, para fazer diferente dos últimos anos.
Antes dos treinos, o técnico Rafael Jaques e seus auxiliares apresentam vídeos com características da Portuguesa, que são trabalhadas durante a atividade. Pelo fato da Lusa ser uma equipe que valoriza a posse de bola, um dos treinos tem ênfase no contra-ataque.
— A Portuguesa tem uma proposta muito bem definida pelo seu treinador, com posse de bola e atletas bastante insinuantes no ataque. Por isso, estamos treinando para chegar no domingo e neutralizar o que eles têm de melhor, para fazer um jogo equilibrado — comenta o zagueiro, que não vê a melhor campanha do adversário como algo que possa ser diferencial nos jogos:
— Independentemente deles terem ficado em primeiro e nós em quarto, agora é um campeonato totalmente diferente. Assim como nós respeitamos muito a Portuguesa, eles têm atletas experientes que sabem que o Caxias é uma equipe de tradição e vão nos respeitar.
Para o jogo do próximo domingo (12), às 15h, no Estádio Centenário, o Caxias trabalha duas formações táticas: o 3-5-2 e o 4-3-3. Com essas variações, Erik, Karl, João Vieira e Jean Dias disputam duas vagas no time titular. O capitão Thiago Sales, após cumprir suspensão, retorna ao sistema defensivo.