A sequência do Juventude no Campeonato Brasileiro entra em um momento de alerta. Neste sábado (18), a equipe alviverde novamente foi vazada e pela sexta partida seguida saiu sem vencer na Série A. O time do técnico Marquinhos Santos foi derrotado pelo Athletico-PR por 2 a 1, na Arena da Baixada, e fica em alerta quanto ao risco de ir para a zona do rebaixamento nessa rodada. Se Bahia, São Paulo e América-MG vencerem, o Papo entra no Z-4.
No Paraná, a equipe alviverde sofreu com a expulsão de Rafael Forster ainda na metade do primeiro tempo. Mesmo saindo na frente, com gol de pênalti convertido por Ricardo Bueno, logo no início do segundo tempo, o Ju não segurou a vantagem e tomou a virada com Bissoli e Renato Kayser.
A próxima partida do Papo no Brasileirão será no próximo domingo (26), contra o Santos, no Estádio Alfredo Jaconi, em mais um confronto direto da metade para baixo da tabela de classificação.
O Juventude começou a partida mais animado na jogada ofensiva. Aos quatro minutos, Guilherme Castilho arriscou de fora da área e a bola desviou na marcação até ir para a linha de fundo. Aos nove, a situação praticamente se repetiu. Desta vez, Paulinho Boia conseguiu a recuperação da bola e arriscou da intermediária, com a marcação do Furacão novamente evitando que a bola chegasse na meta de Santos.
A primeira chegada do Athletico foi de grande perigo. Aos 20, Terans chutou de fora da área e obrigou o estreante Douglas a se esticar todo para fazer a defesa com a ponta dos dedos. No minuto seguinte, veio o lance que deu a vantagem numérica para os donos da casa. Forster foi na marcação de Nikão e acertou o atleta do rubro-negro com as travas da chuteira no tornozelo. O árbitro foi ao VAR e expulsou o capitão alviverde.
Marquinhos precisou mudar, tirou Capixaba e colocou Alyson. O jogo virou ataque contra defesa, com o Furacão rondando a área alviverde. Aos 36, Terans mandou uma bomba de fora da área e novamente parou em Douglas.
No primeiro lance ofensivo do Ju após a expulsão, aos 38, Castilho mandou para Ricardo Bueno, que invadiu a área e chutou à direita do gol de Santos, com grande perigo. Uma breve pausa na blitz do Furacão.
Aos 44, Nikão cruzou para a área, Terans ajeitou e Bissoli finalizou, mas não conseguiu o chute com força e Douglas segurou firme. A manutenção do 0 a 0 ao intervalo foi comemorada pela equipe alviverde.
No segundo tempo, o ritmo seguiu muito parecido ao do primeiro. Logo aos dois minutos, Bissoli conseguiu o cabeceio e Douglas, mostrando a boa condição em sua estreia, buscou mais uma vez. Aos seis, Nikão cruzou e Erick cabeceou, mas à direita do goleiro alviverde, que apenas acompanhou.
Aos oito, no entanto, Guilherme Castilho invadiu a área após receber passe de Alyson e foi derrubado por Marcinho. Léo Simão Holanda não hesitou e marcou a penalidade. Na cobrança, Ricardo Bueno bateu no meio, sem chances para Santos, que voou para a sua esquerda. O 1 a 0 para o Juventude que soube resistir a pressão exercida pelo rival.
Aos 15, no entanto, o cruzamento de Abner Vinícius para no braço esquerdo de Paulinho Boia. O VAR novamente chamou o árbitro, que marcou novo pênalti. A cobrança praticamente reprisou a batida de Bueno no gol alviverde e o empate veio muito rápido na Arena da Baixada.
O gol da igualdade fez com que o Furacão fosse ainda mais para cima do Ju. Aos 20, Nikão cruzou e Marcinho entrou de carrinho para empurrar para o gol. Vitor Mendes aparece decisivo para evitar que a bola cruzasse a linha com um balão para fora.
A pressão do Athletico virou virada aos 25. Abner cruzou da esquerda e Douglas, quase perfeito durante a partida, saiu para dar o soco na bola, mas Renato Kayser, que acabara de entrar, chegou na frente e tocou de cabeça para o gol livre.
Aos 37, Zé Ivaldo teve a oportunidade do terceiro. Após o rebote da defesa do Juventude, o lateral recebeu livre pela direita e finalizou, mas parou em Douglas. Na resposta, aos 40, Ricardo Bueno arriscou de fora da área e obrigou Santos a dar um tapa pela linha de fundo no perigoso arremate do centroavante. No final, não deu para o Juventude, que sofreu mais uma derrota na Série A.
Ficha técnica
Athletico-PR 2x1 Juventude
Arena da Baixada, em Curitiba-PR
Campeonato Brasileiro - 21ª rodada - 18/9/2021
Athletico-PR
Santos; Zé Ivaldo, Lucas Fasson e Nicolas (Pedro Rocha, int); Marcinho (Khellven, 27/2°), Christian (Renato Kayser, 19/2°), Erick (Richard, 27/2°) e Abner; David Terans (Léo Cittadini, 27/2°), Nikão e Bissoli. Técnico: Paulo Autuori/ Bruno Lazaroni
Juventude
Douglas; Michel Macedo (Fernando Pacheco, 31/2°), Vitor Mendes, Quintero e Rafael Forster; Dawhan, Jadson, Guilherme Castilho (Wescley, 31/2°); Capixaba (Alyson, 26/1°), Paulinho Boia (Paulo Henrique, 25/2°) e Ricardo Bueno. Técnico Marquinhos Santos
Gol: Ricardo Bueno (J), aos 10min, Bissoli (A), aos 17min, Renato Kayser (A), aos 25min, no segundo tempo.
Árbitro: Léo Simão Holanda, auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Cleberson do Nascimento Leite (Trio cearense). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).
Expulsão: Rafael Forster (J).
Amarelos: Nicolas, Nikão, Erick, Bissoli, Zé Ivaldo (A), Douglas (J)