O Caxias superou a Portuguesa nos pênaltis, depois de ser derrotado no tempo normal por 1 a0, e avançou para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D. Foi um final de jogo dramático, pois a equipe paulista conseguiu o gol que igualou o placar agregado nos acréscimos. Para o técnico Rafael Jaques, superar um adversário que era favorito fortalece a equipe para os próximos mata-matas da competição.
— Quero parabenizar o meu grupo de jogadores, que lutou muito para classificar entre os quatro na primeira fase, e agora diante de um adversário fortíssimo que joga há dois anos junto e tem grande investimento. Torcedores podem comemorar, pois conseguimos uma classificação muito importante — disse Jaques, voltando a destacar pontos fortes da Lusa:
— É um dos adversários mais difíceis da competição, mas têm muitos outros que não podemos desprezar. Pois ainda há um caminho pela frente. Seguimos com humildade e pés no chão, pois sabemos que ainda precisamos melhorar.
No confronto deste sábado (18), a Portuguesa teve o controle de passe de bola, como também ocorreu no Estádio Centenário, e coube ao Caxias se defender. A equipe produziu pouco ofensivamente, tendo apenas uma chance clara desperdiçada por Michel, nos minutos finais. No entendimento da comissão técnica, o time precisa evoluir nos contra-ataques.
— Aprendizado foi enorme, pois fizemos um jogo de muito entrega. Enfrentamos no final questão de arbitragem que não foram a nosso favor, como os nove minutos de acréscimos. Mas suportamos e conseguimos o resultado nos pênaltis. O que está faltando para gente é ficar mais com a bola no setor ofensivo, mas sabíamos que pelas características do adversário tínhamos que defender forte. A gente sabe que precisa melhorar bastante em muitas situações. Mas o nível de confiança aumenta, sabendo que pela frente vem mais adversários difíceis — disse Jaques.
Vacinação
Depois de ter optado por não responder sobre a vacinação contra o coronavírus em entrevista coletiva antes do confronto com a Portuguesa, o técnico Rafael Jaques foi novamente questionado sobre o assunto e, dessa vez, respondeu que já recebeu a primeira dose do imunizante.
— Eu não respondi a pergunta antes pois estava concentrado no jogo, mas eu estou vacinado. Dia 14 vacinado e dia 18 classificado — concluiu o técnico.