Desacreditado no início da competição, o Esportivo, em sua primeira participação na Série D, está na segunda fase. Na decisão pela vaga, mesmo com desfalques importantes, o time alviazul pressionou, não desistiu até o final e goleou o Rio Branco por 4 a 1, na tarde deste sábado na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Com o resultado, a equipe de Rogério Zimmermann chegou aos 18 pontos e, pelo critério do confronto direto, avançou em terceiro lugar, deixando o Caxias na quarta posição. Na próxima fase, o rival será o Santo André. A primeira partida ocorre no próximo final de semana, em Bento Gonçalves.
Ciente da necessidade de buscar a vitória, o Tivo buscou pressionar o eliminado Rio Branco desde o início. Porém, sem o artilheiro Batista e o atacante Juninho Potiguar, suspensos, as dificuldades na criação e finalização das jogadas eram naturais. Mesmo assim, o time alviazul se superou e abriu o placar aos 35 minutos. Após grande jogada individual de Lailson pelo lado direito, o atacante cruzou na cabeça de Léo Ferraz, que desviou sem chances para o goleiro paranaense: 1 a 0.
Porém, a vantagem ainda não era suficiente por conta do empate parcial em Caxias do Sul. Na segunda etapa, um susto proveniente de uma falha incrível da defesa alviazul. Rafael Dumas tentou atrasar para o goleiro Otavio Passos, que furou em bola e deixou ela limpa para Wanderson empatar a partida.
Só que a resposta do Esportivo após o erro bisonho foi imediata. Em lançamento nas costas da defesa, Lailson recebeu na entrada da área e só tirou do goleiro para recolocar o time da casa na frente do placar.
Nos minutos finais da partida, com as trocas feitas por Zimmermann, a equipe de Bento resolveu definir a sua situação sem depender dos resultados paralelos. E marcou duas vezes nos acréscimos.
Aos 45, Juninho Tardelli recebeu de Paulinho na entrada da área e bateu cruzado para fazer o terceiro. Dois minutos depois, em um lance parecido, roubada de bola no campo de ataque e mais uma vez Paulinho deu a assistência, desta vez para Matheusinho, jovem da base alviazul, marcar o gol, fechar o placar e garantir a classificação e a festa alviazul.
Rogério Zimmermann escalou o Alviazul com: Otávio Passos; Gutierrez, Rafael Dumas (Wesley), Rodrigo Milanez e Rennan; Afonso, Matheus Norton e Cafú (Juninho Tardelli); Lailson (Paulinho), Léo Ferraz (Dionata) e Peixoto (Matheusinho).