O Caxias empatou em 1 a 1 com o Juventus-SC e garantiu presença na segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. Apesar de criar as melhores oportunidades do jogo, a equipe caxiense apenas abriu o placar no segundo tempo, a partir da entrada do atacante Jean Dias, que deu a assistência para o gol de Marlon. Porém, no último lance, de pênalti, Marllon Pereira empatou para os catarinenses. A igualdade fez o Caxias mudar seu adversário na próxima etapa e agora vai encarar a tradicional Portuguesa, de São Paulo.
O resultado deixou o Grená com a quarta posição no Grupo A-8, com 18 pontos, e atrás de Joinville, Cascavel e Esportivo, que ficou com a terceira posição. Desse modo, enfrentará a Lusa no primeiro mata-mata da Quarta Divisão. Os duelos ocorrem nos próximos dois finais de semana, com o jogo de ida no Estádio Centenário, e a volta, provavelmente no Canindé, em São Paulo.
Primeiro tempo de várias oportunidades
Aproveitando o embalo da vitória diante do Rio Branco-PR, Rafael Jaques optou pela manutenção do esquema 3-5-2. Sem o zagueiro Thiago Sales e o volante João Vieira, o treinador optou pelas entradas de Lucas Rocha e Marlon. A formação deu liberdade para o lateral-direito Lucas Carvalho, que chegou bastante ao ataque.
O primeiro tempo foi de total domínio do Caxias, que criou as principais oportunidades e não foi ameaçado pelo Juventus-SC. Além de Carvalho, o meia Diogo Oliveira e os atacantes Michel e Kelvin também foram bastante ativos.
Logo aos cinco minutos, o Grená chegou pela primeira vez no jogo com Lucas Carvalho. O jogador invadiu a área e chutou forte. O goleiro Iago Hass espalmou, Michel recebeu livre dentro da área e furou na hora da finalização. Aos 10min, Diogo Oliveira e Kelvin tabelaram pela esquerda, o atacante cruzou para Michel, que cabeceou para fora.
O lance de mais perigo da equipe da casa ocorreu aos 20 minutos. Kelvin bateu falta no canto direito, o goleiro da equipe catarinense espalmou e a bola explodiu na trave direita. Na sequência, a zaga do Juventus mandou para fora.
Entretanto, após um bom início, as equipes perderam a velocidade com o decorrer da primeira etapa e o jogo caiu em oportunidades criadas. Mesmo assim, o goleiro Marcelo Pitol não foi ameaçado.
Jean Dias faz a diferença no segundo tempo
Para não correr o risco de ser eliminado no saldo de gols pelo Esportivo, que vencia o Rio Branco em Bento Gonçalves, o Juventus voltou para o segundo tempo com maior ímpeto ofensivo. O técnico Tuca Guimarães tirou o volante Tássio e colocou o atacante PH, deixando a equipe catarinense mais agressiva.
A estratégia fez efeito e o time de Jaraguá do Sul passou a ocupar mais o campo ofensivo, levando perigo com Marllon Pereira, em jogada individual pela esquerda. Contudo, foi só. Apesar do volume de ataque, o Juventus não conseguiu mais ameaçar o goleiro Pitol. Por outro lado, o Caxias passou a explorar os espaços na defesa para o contra-ataque.
A primeira foi aos seis minutos, quando Michel cruzou e Diogo Oliveira cabeceou, livre, para fora. Aos 13, Kelvin venceu os zagueiros na velocidade e, quando estava na frente do goleiro Iago, foi desarmado por trás pelo zagueiro Maurício. Na sequência, Kelvin foi substituído por Jean Dias, que viria a fazer a diferença no jogo.
O jogador deu mais dinâmica ao ataque grená e se aproximou de Diogo Oliveira e Michel para tabelas. Aos 27 minutos, cobrou falta com muito perigo, mas Iago Hass defendeu. Um minuto depois, deixou sua marca no jogo definitivamente.
Após a cobrança do escanteio, a bola foi rebatida pela defesa d0 Juventus e caiu no pé de Jean Dias. Ele levantou para área e encontrou Marlon no segundo pau. De cabeça, o volante mandou para o fundo das redes, fazendo 1 a 0 para o Caxias.
O Grená tentou administrar a vitória até o fim. Contudo, como tem sido praxe na trajetória da equipe na competição, os minutos finais sempre reservam emoções fortes para os torcedores. Desse modo, Lucas Rocha cometeu um pênalti em Maikon Leite, aos 50 minutos do segundo tempo. Marllon Pereira mandou para as redes, empatando o jogo.
Mesmo com o resultado, o Caxias conseguiu a classificação, enquanto o Juventus foi eliminado.
Ficha Técnica
Caxias 1 x 1 Juventus-SC
Campeonato Brasileiro Série D - 14ª rodada
Local: Estádio Centenário
Data: 04/09/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol; Lucas Rocha, Rafael Lima e Erik; Lucas Carvalho, Marlon (Karl, 36/2º), Paulinho Santos, Diogo Oliveira (43/2º) e Bruno Ré; Kelvin (Jean Dias, 14/2º) e Michel;
JUVENTUS-SC
Iago Hass; Genílson, Maurício, Felipe Gregório (Giovani, 42/2º) e Cesinha; Allan, Matheus Claudino (Maikon Leite, 40/2º), Tássio (PH, int) e Marllon Pereira; Pablo e Marcos Paulo. Técnico: Tuca Guimarães
Árbitro: Ronei Cândido Alves, Fabrício Baseggio e Maurício Penna;
Cartões Amarelos: Lucas Carvalho, Paulinho Santos, Lucas Rocha (Caxias)
Gols: Marlon (C), aos 28min, e Marllon Pereira (J), de pênalti, aos 50min do segundo tempo.