Caxias e Portuguesa se encontram neste sábado (18) em busca de um posto nas oitavas de final da Série D. Cotadas ao acesso antes do início da competição, apenas uma das equipes terá a condição de seguir adiante no objetivo de retornar à Terceira Divisão.
Quando a bola rolar às 16h no Canindé, em São Paulo, o Grená terá o placar que lhe classifica, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol marcado por Michel, no Estádio Centenário. Entretanto, o grupo não pensa em administração da vantagem.
— Nossa proposta será de busca pela vitória. Mesmo sabendo que o empate também nos classifica, isso a gente deixa para depois, caso seja necessário segurar no final. Por isso temos que entrar em campo com a mentalidade de vencer e trazer essa classificação para casa. E aí sim pensar na sequência da competição — afirma o volante João Vieira, destacando as virtudes da Lusa:
— A gente sabe que a Portuguesa tem uma equipe muito boa, com pressão forte na retomada, muita posse e cruzamentos, e isso foi possível perceber no jogo de ida. Temos que ter atenção no jogo de lá . Mas tenho certeza que poderemos fazer uma grande exibição e sair classificados.
Desfalques e mudanças
Para a decisão diante da Lusa, o técnico Rafael Jaques não poderá escalar dois titulares. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o goleiro Marcelo Pitol dará lugar ao reserva André Lucas, que fará sua estreia na temporada. No meio-campo, Diogo Oliveira, machucado, será substituído pelo volante Karl, tornando o setor mais marcador.
— Pitol é uma liderança no grupo e tem muita experiência, por isso a gente perde um pouco com isso. Mas o André tem toda a nossa confiança e sempre que foi requisitado, correspondeu. É um atleta que trabalha muito bem e nós temos certeza absoluta que vai fazer um grande jogo — comentou Jaques.
Contratado durante o segundo turno da competição, Karl terá mais uma oportunidade entre os titulares do Grená. Até agora foram sete jogos, iniciando três deles.
— Vai ser um jogo muito difícil. A Portuguesa tem um time qualificado e vem fazendo uma grande campanha na Série D, mas temos um elenco muito forte e que tem total capacidade de seguir adiante na competição — destaca Karl, considerando a eliminatória em aberto, apesar da vantagem construída no primeiro jogo:
— Sabemos que está tudo em aberto, então vamos entrar 100% focados e aplicar tudo o que treinamos ao longo da semana. São 90 minutos essenciais que irão definir nosso futuro na temporada.
O Grená joga por dois resultados para sair classificado de São Paulo. Além da vitória, a equipe pode também empatar que se garante nas oitavas. Uma derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.