A Liga Nacional de Basquete (LNB), através do Conselho de Administração, confirmou as 17 equipes que disputarão a temporada 2021/2022 do Novo Basquete Brasil (NBB). Todas equipes que apresentaram as garantias para participar da competição a partir de 23 de outubro foram aprovadas pela entidade.
Assim, oito federações terão representatividade no torneio. Apenas a região Norte do país não terá participantes. O Rio Grande do Sul terá pela primeira vez na história duas equipes na mesma edição, com o Caxias do Sul Basquete, que vai para seu quinto NBB, e o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, estreante na elite. Antes dos dois times, o Estado só teve o Bira, de Lajeado, que disputou o primeiro NBB.
A LNB também confirmou que a competição não terá rebaixamento, como já aconteceu em 2020/2021. Da temporada passada, apenas o Campo Mourão-PR não participará, mas por não ter conseguido as garantias financeiras. O time paranaense pediu licença da competição, podendo voltar na próxima temporada. O São José-SP foi outro que não alcançou as metas financeiras e por isso estará fora. Porém, como a equipe paulista não participou da temporada passada, precisa retornar no próximo ano. Caso contrário, perderá o direito de retornar na elite e precisará disputar novamente as competições de acesso.
O Conselho de administração da Liga também confirmou a volta dos mandos de quadra. Porém, a presença de público nos ginásios ainda será discutida posteriormente, conforme o Plano Nacional de Vacinação for avançando, para análise mais próxima do início da competição.
Os 17 participantes confirmados
RS- Caxias do Sul Basquete e União Corinthians;
PR- Pato Basquete;
SP- Bauru, Corinthians, Franca, Mogi, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro e São Paulo;
RJ- Flamengo;
MG - Minas;
DF - Brasília e Cerrado;
PB- Unifacisa;
CE- Fortaleza Basquete Cearense.