O Campeonato Pan-Americano de Downhill MTB 2021, realizado no último final de semana, em Sapiranga-RS, consagrou jovens atletas da Serra. Em especial, um garoto de 13 anos, natural de Caxias do Sul, que tem o Mountain Bike como uma paixão cultivada dentro de casa.
Leonardo Passos, da equipe Camptrailatac, venceu na categoria Infanto e tornou-se o mais jovem brasileiro a ser campeão pan-americano da modalidade, confirmando o favoritismo que se atribuía a ele antes da competição. Classificado como um dos destaques da Serra, ele venceu com um tempo de descida de 4min25seg690.
— Eu estava muito nervoso. Foi difícil para controlar a ansiedade, mas no fim deu tudo certo. Pilotei depois de todo mundo e consegui fazer uma diferença de 37 segundos para o segundo colocado — comentou Léo, que tem o ciclismo como uma paixão herdada pela família:
— Aos nove anos, eu e meu irmão fomos ao Ninho das Águias de bicicleta. Ali, foi meu primeiro contato com o Downhill. Como ele já praticava o esporte, me ensinou tudo certinho. Depois que andei lá, peguei gosto pelo esporte e no fim eram eu, meu irmão do meio e nosso irmão mais velho praticando o esporte juntos. Acho que desde que comecei a caminhar já comecei a andar de bike também.
Em 2018, na primeira competição oficial de Leo, a Copa RS, em São Valentim, ele terminou em 14º entre 21 atletas. No ano seguinte, veio o primeiro pódio: em Picada Café, ficou em primeiro na etapa do Campeonato Gaúcho.
— Desde o primeiro pódio, fui conseguindo os resultados sem parar. No final do ano, fui pela primeira vez campeão gaúcho. Em 2020, fui campeão brasileiro por ranking e bicampeão gaúcho, mesmo com poucas provas em decorrência da pandemia. Neste ano de 2021, é especial por causa do pan-americano. Venho me dedicando desde o início para a disputa, desde a alimentação até o empenho nos treinos - falou.
O Pan-Americana de Downhill acontece há 25 anos e Leonardo conseguiu um feito histórico na competição: é o mais jovem atleta brasileiro a ser campeão.
— Começo a ser mais reconhecido, ganhar meu espaço. Ando junto das lendas do esporte e isso é ótimo. No entanto, ainda é muito difícil conseguir patrocinadores e apoiadores para o esporte. Agora tem o brasileiro, em Carlos Barbosa, e ano que vem o Pan-Americano de novo. Vou em busca de mais. É uma alegria gigante trazer esse título para o Brasil, Rio Grande do Sul e Caxias, estou muito realizado com tudo isso — destaca Leonardo.
Léo é um dos atletas da equipe Camptrailatac, que teve no Pan representantes de Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias, Nova Petrópolis, Garibaldi e Nova Prata, entre outras cidades do Rio Grande do Sul. Foi o time da Serra que mais teve atletas no pódio. Além de Leo, foram destaques: Juliano Milei (3º Master B1); Antônio Valério (3º Master D2); Rogério de Azevedo (1º Master D1) e Adriano Cardoso (1º Master C1).
Destaques da região
O Pan-Americano reuniu cerca de 300 pilotos de 11 países. Nas outras equipes da Serra, destaque para Douglas Loss, da Bike e Cia, campeão na categoria Master A1. Entre os integrantes do grupo, Laís Flecke ficou em quarto na categoria feminina, Rafael Colombo, em terceiro na categoria Master A2, e Leonardo Griebler, que completou o pódio, junto de Douglas, ficando em 2° na Master A1.
Já a Associação Downhill do Vinho (ADHV) teve 16 atletas participando em diferentes categorias. Três deles se consagraram campeões e cinco garantiram o pódio. O destaque ficou por conta de Júnior Leonardo Becher, que foi campeão da categoria Júnior e marcou o melhor tempo entre todos os participantes.
Além de Leonardo, destaque para André Bottega (3º Master C), Danilo Spader (1º Veterano 70+), Filipe Spader (1º Master B1) e Vinícius Tondo (3º Sub-23).
A partir de agora, os atletas se preparam para mais uma etapa do Campeonato Gaúcho. Nos dias 23 e 24 de outubro, Bento Gonçalves será a sede de mais uma etapa do campeonato de Downhill. Em novembro, também na Serra Gaúcha mas em Carlos Barbosa, ocorre o Campeonato Brasileiro, nos dias 13 e 14, na pista do Spader.
ENCONTRO
Leonardo Passos, de 13 anos, da equipe Camptrailatac, e Danilo, de 71 anos, da ADHV, ainda protagonizaram uma belíssima imagem do evento: o mais novo e o mais velho atleta da competição, ambos campeões pan-americanos de Downhill 2021.