Na manhã desta terça-feira (28), mais um clube da Serra ficou sem treinador. Desta vez, o Brasil-Fa anunciou a saída do técnico Alê Menezes e seu auxiliar, Rodrigo Ramos, que também era técnico da equipe feminina do clube de Farroupilha. Segundo a comunicação do clube rubro-verde, a saída de Alê partiu do próprio treinador, após receber uma oferta melhor de mercado.
Após a rodada decepcionante para as equipes da Serra na Divisão de Acesso no último final de semana, o Glória demitiu Leocir Dall'Astra do comando técnico da equipe e, em busca de um substituto, foi atrás de Alê para exercer a função. A expectativa do clube é anunciar o ex-treinador do maior rival na Divisão de Acesso como substituto no cargo ainda nesta terça-feira.
A situação das duas equipes é parecida na Divisão de Acesso: o Glória é o quarto colocado, com 14 pontos somados e se vê ameaçado pelos times que estão atrás na tabela, incluindo o próprio Brasil. Sob comando de Alê, o clube de Farroupilha chegou à quinta colocação na tabela, com 12 pontos, um a mais que os outros três clubes que vêm atrás no Grupo A: Igrejinha, Tupi e Passo Fundo. O aproveitamento da equipe rubro-verde é de apenas 36%.
— A saída do Alê e do Rodrigo foi muito transparente. O Brasil tem um teto para gastos, então uma negociação para a permanência deles não faria sentido. A convivência dentro do clube sempre foi legal, os dois estiveram conosco em 2019, na campanha do vice-campeonato da terceirona. Temos um projeto e não iríamos fazer leilão - comenta Gabriel Marchet, diretor de finanças do Brasil de Farroupilha, que afirma que o clube, mesmo estando presente em cinco competições da Federação Gaúcha de Futebol, vai seguir com o planejamento sem abandonar as suas convicções em cada competição.
O departamento de futebol feminino do clube de Farroupilha também foi afetado com a saída da comissão técnica. Com o Campeonato Gaúcho já em andamento, o clube busca alternativas para o andamento da competição. A próxima partida das gurias do Brasil ocorre no domingo (3), diante do Guarany de Bagé, às 15h nas Castanheiras.
— A comissão técnica do departamento feminino é grande. Temos dois auxiliares que vão continuar treinando com a mesma filosofia, isso sempre vai se manter. O trabalho segue normal e ao longo dos dias vamos estudando os nomes para substituir esta função — finalizou o diretor.
Nesta quarta-feira (29), os dois clubes jogam pela Copa FGF com técnicos interinos. Pelo lado do Glória, o treinador Renato Tilão comanda a equipe contra o Atlético Carazinho, às 15h, no Altos da Glória. O clube é o atual terceiro colocado no Grupo A.
Já o Brasil, enfrenta o Santo Ângelo, sob comando de Raone Gomes, treinador da categoria sub-17 e ex-jogador do Juventude, que deve ter sequência no trabalho até o fim da temporada. O clube joga em Santo Ângelo, também às 15h. A equipe é a vice-líder do Grupo A, com o mesmo número de pontos do Passo Fundo, primeiro colocado.