A partir desta quarta-feira (15), mais uma competição estadual tem seu início. A Copa FGF – Dirceu de Castro, dará ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil 2022, que será conhecido no dia 19 de dezembro. Na Serra, serão três times que disputarão o campeonato: Brasil de Farroupilha, Garibaldi e Glória de Vacaria, que flertou com a desistência nesta semana.
Duas dessas equipes abrem a rodada. O Brasil-Fa viaja até Santo Ângelo, para enfrentar o Elite, no Estádio Zona Sul, às 15h. A equipe de Farroupilha volta a disputar a competição após seis anos, quando na ocasião chegou às quartas de final.
Neste ano, o time rubro-verde será composto por atletas que vem atuando com menos frequência na Divisão de Acesso, além de jogadores da categoria sub-20. A equipe será comandada pelo técnico Alê Menezes, que também está à frente da equipe na Divisão de Acesso.
Um dos destaques da equipe rubro-verde é o jovem jogador Ítalo Vargas, de apenas 18 anos. Após se destacar nas competições sub-20, subiu ao profissional para ajudar o Brasil na Divisão de Acesso, e agora, ganhará oportunidades na Copinha. Outro reforço é o zagueiro Andrion, que foi vice-campeão da Terceirona Gaúcha com o clube, em 2019.
A outra equipe a jogar nesta quarta é o Glória. Com uma semana conturbada, a equipe de Vacaria teve uma reunião importante na noite de segunda-feira (13). Após a desistência do Esportivo, o Glória também estudou não jogar a competição, porém, pelo risco de punição da Federação Gaúcha de Futebol, confirmou a participação.
A equipe alviazul vive um período de preocupação nos bastidores. São 13 atletas no departamento médico, o que vem comprometendo a participação do time de Leocir Dall’Astra na Divisão de Acesso, e agora, na Copa FGF. O Glória também utilizará jogadores oriundos das categorias de base mesclando com atletas que vem bem fisicamente na Divisão de Acesso. Assim como o Brasil, o foco principal para o clube é se manter na zona de classificação para o Gauchão 2022, na Série A2.
A partir das 15h, o Leão da Serra recebe o Santo Ângelo, no Altos da Glória, em Vacaria. As equipes jogam pelo Grupo A da competição, que tem o Brasil como outro representante da região, além de Atlético Carazinho, Elite, Santo Ângelo e Passo Fundo.
O Garibaldi é o último representante da Serra a jogar na rodada. Apenas na quinta-feira (16), enfrenta o Sapucaiense, no Estádio Alcides Santa Rosa, em Garibaldi, às 15h. O clube volta às atividades após quase 5 anos longe do futebol. Esse retorno ao esporte estava previsto já para o primeiro semestre de 2021, mas, na ocasião, o clube desistiu de disputar a Terceirona.
A equipe é a única representante da região no Grupo B, que ainda tem Aimoré, Cruzeiro, União Harmonia, Novo Hamburgo e Sapucaiense.
FORMATO
Se classificam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave (A,B e C), além dos dois melhores terceiros colocados. Toda a fase eliminatória será disputada em jogos de ida e volta, inclusive a final, marcada para o dia 19 de dezembro.