Antes do início do Campeonato Brasileiro Série D, esperava-se que Caxias e FC Cascavel chegassem na 12ª rodada se enfrentando em busca da liderança e com a classificação já em encaminhada. Contudo, essa expectativa se confirmou pela metade, com apenas os paranaenses chegando nesta condição. Para o Grená, quarto colocado, o confronto deste sábado, às 15h, no Estádio Centenário, é decisivo para seguir na briga por uma das duas vagas que ainda restam na próxima fase da competição.
Ainda sem Rafael Jaques, que permanece cumprindo isolamento, e sem vencer há quatro partidas, o Caxias precisa superar o momento conturbado para reagir na Quarta Divisão, já que a semana começou com debates da diretoria em busca de soluções, inclusive com a possibilidade de mudança de comando técnico, e com fogos de artifício sendo arremessados no gramado durante um treinamento.
Com a confiança da diretoria, a comissão técnica e o gerente de futebol Ademir Bertoglio foram mantidos em seus cargos, e coube a eles a remobilização do grupo de jogadores para encarar as três partidas restantes do Brasileiro Série D.
— A cobrança é nossa também, do grupo de jogadores e da comissão técnica. De todos, em busca de desempenho e resultado melhores. Conversamos e buscamos o melhor entendimento dos fatos, com conversas produtivas em prol de um bom jogo, em busca da classificação, que é o objetivo do clube — diz o auxiliar-técnico Célio Pretto, que vai para seu quarto jogo no comando da equipe grená.
Enquanto isso, Thiago Sales, Bruno Ré, João Vieira, França, Erik e Lucas Rocha retornaram aos treinos após 10 dias de isolamento por conta da covid-19. O tempo de afastamento gerou um decréscimo físico, portanto, eles não devem ser utilizados desde o início. O mesmo vale para o lateral-direito Maicon, que recuperou-se de lesão nesta semana. Entretanto, outras mudanças podem acontecer no time, como as entradas de Paulinho Santos e Milla.
Além da repetição da mesma formação que foi derrotada pelo Esportivo na última rodada da competição, o Grená treinou alternativas e mudanças no onze inicial podem acontecer. A primeira pode ser o retorno de Paulinho Santos ao time titular, substituindo Marlon, visando um maior equilíbrio no setor de meio-campo, já que ele pode colaborar defensiva e ofensivamente.
Outra troca pode ser a entrada de Milla. Atuando como ponta-esquerda, ele foi testado no treinamento substituindo Jean Dias. Neste esquema, Kelvin ocupou a ponta-direita, enquanto Michel permaneceu como centroavante.
Precisando vencer para abrir distância dos adversários por uma das duas vagas que restam para a etapa seguinte da Série D, a semana do Caxias teve treinamentos fechados para a imprensa. Um dos objetivos é tentar surpreender o FC Cascavel, que é o líder da chave A8 e uma das melhores campanhas da Quarta Divisão.