Além de recuperar fisicamente os atletas, o intervalo de sete dias entre a partida contra o Atlético Goianiense e o duelo com o Inter está sendo usado pelo técnico Marquinhos Santos para desenvolver um novo esquema tático para o Juventude. Desse modo, em treinamento realizado no CT, observou-se a equipe no esquema 4-4-2, com o meio-campo posicionado em losango.
A formação titular foi quase a mesma da última partida, tendo apenas o retorno de Paulinho Boia ao ataque, substituindo Sorriso. E justamente o posicionamento de Boia foi um dos modificados. Antes atuando como ponta, ele passou a formar uma dupla de ataque com Matheus Peixoto.
Outra mudança foi o posicionamento do meio-campo, que contou com o desenho do losango. Como o volante mais recuado, posicionou-se Elton. Jadson foi o volante pela direita, enquanto Guilherme Castilho ficou no lado esquerdo. Wescley esteve como um meia centralizado e mais avançado.
O treinamento utilizando este esquema foi separado em duas atividades. A primeira foi de organização ofensiva e de pressão pós perda da posse de bola. Dentro dos movimentos de ataque, os laterais Michel Macedo e William Matheus tinham liberdade para as jogadas de linha de fundo, enquanto os meio-campistas e atacantes permaneciam pelo centro do campo.
Opções de variação, Capixaba e Fernando Pacheco eram os reservas da equipe titular no treinamento, possibilitando novas variações conforme orientações do treinador. A segunda atividade teve ênfase em organização defensiva e contra-ataques.
Durante a temporada 2021, o técnico alviverde utilizou com mais frequência o esquema 4-3-3. Inicialmente com dois volantes e um meia e, mais recentemente, com três volantes. Houve variações em momentos específicos, como o 5-4-1 para sustentar o placar contra o Grêmio, ou o 3-5-2 para buscar o empate diante do Atlético-GO. É possível que algo novo seja apresentado diante do Inter.
A possível formação do Juventude para enfrentar o Inter tem Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton, Guilherme Castilho e Jadson (Matheus Jesus) e Wescley; Paulinho Boia e Matheus Peixoto.