Sem evoluir nas últimas três semanas, a possibilidade do volante João Paulo deixar o Juventude para assinar com o Goiás não teve um desfecho positivo. O jogador alertou ao Departamento de Futebol que o clube goiano não fará uma proposta ao Papo e pediu para retornar aos treinamentos junto do elenco principal do Ju.
No final de junho, João Paulo solicitou que não fosse mais relacionado para os jogos do Juventude, pois receberia uma proposta bastante atrativa do Goiás para a disputa do Campeonato Brasileiro Série B. O Ju concordou com o pedido, porém ficou aguardando a pedido de transferência formal por parte do clube goiano, já que o volante tem contrato no Estádio Alfredo Jaconi até o final de 2021 — com um gatilho de ampliação, caso a equipe permaneça na Série A. Entretanto, a proposta não chegou, embora salário e tempo de contrato já estivesses acordados.
Nos últimos 20 dias, o volante de 36 anos utilizou as dependências do clube apenas para treinamentos físicos, já que foi afastado do grupo principal. Como reposição, o Ju foi ao mercado e contratou o volante Jadson, que está no Cruzeiro.
O pedido de João Paulo para retornar aos treinamentos com os demais atletas ainda é analisado pela diretoria do Verdão. Embora seja um jogador identificado com o clube e titular nas conquistas recentes, a não confirmação da saída gerou um impasse, pois não há uma certeza de como os demais jogadores vão reagir com o retorno de uma antiga liderança ao vestiário.
João Paulo foi contratado em 2019, quando o Ju disputava a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série C. Ele foi titular nas campanhas de acesso à Série B e Série A, sendo sempre uma das lideranças da equipe. Até agora, foram 93 jogos e cinco gols marcados com a camisa alviverde.