Além do caráter decisivo, por ser um duelo direto contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Juventude encara a Chapecoense nesta segunda-feira (26) tendo que superar a ausências de cinco titulares por suspensão e covid-19, além da ausência de Marquinhos Santos, que também está suspenso.
O volante Elton teve uma lesão grave no joelho e a recuperação será de seis meses. Além disso, ele testou positivo para covid-19. Conforme o protocolo da CBF, é necessário um isolamento de 10 dias. O tempo também será usado para a recuperação de Michel Macedo e Rafael Forster. O clube não confirma oficialmente, mas os dois atletas também teriam testado positivo para o coronavírus e estão afastados.
Por suspensão, estão fora da partida o volante Guilherme Castilho e o atacante Paulinho Boia. Desta fora, Paulo Henrique, Didi, Jadson, Dawhan e Sorriso são os mais cotados para começar a partida, com o Chico e Fernando Pacheco correndo por fora como uma terceira peça no ataque.
Conforme o técnico Marquinhos Santos, o recém contratado Dawhan está apto para sair jogando e a escolha por um meio-campo mais encorpado ou um terceiro atacante vai passar também pela possível estratégia do adversário.
— Nós temos trabalhado com o time tendo um preenchimento de meio, que nos proporcionou jogar de igual para igual com as grandes equipes da Série A, e também treinamos a possibilidade de mais um extrema, como foi no Beira-Rio com a saída do Elton e a entrada do Sorriso. Perderíamos a competitividade no meio, mas teríamos um jogador mais agudo pelo lado, trabalhando junto com o lateral — disse o treinador do Papo.
Assim, a possível escalação do Juventude tem Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Didi e William Matheus; Dawhan, Matheus Jesus, Jadson (Chico ou Pacheco) e Wescley; Sorriso e Matheus Peixoto.
Por outro lado, o atacante Roberson está relacionado para o jogo e ficará no banco de reservas, podendo assim fazer a sua reestreia pelo Juventude. Na última terça-feira, ele atuou por 60 minutos e marcou dois gols em jogo-treino contra o Cruzeiro-RS.