Depois de repetir a formação nas vitórias sobre Flamengo e Grêmio, o técnico Marquinhos Santos terá a necessidade de alterar a sua equipe em três setores diante do Ceará. Isso ocorre porque Vitor Mendes e Elton estão suspensos, enquanto Wescley pertence ao Vovô e não poderá jogar.
Para a defesa, além de Rafael Forster, o Ju relacionou também os zagueiros Cleberson e Didi. Mais habituado a atuar pelo lado direito, posicionamento de Vitor Mendes, o escolhido deve ser Cleberson, que participou dos minutos finais do confronto com o Grêmio.
A dúvida maior fica na formação do meio-campo alviverde. Isso porque Marquinhos Santos consolidou o tripé de volantes nas últimas partidas, com Elton, Matheus Jesus e Guilherme Castilho. Com a ausência do capitão e a saída de João Paulo, que está finalizando sua saída para o Goiás, o único reserva disponível é o volante Jadson, recém chegado ao clube. Ele está bem fisicamente, pois vinha sendo relacionado para os jogos do Cruzeiro, e tem condição de sair jogando, porém não conta com entrosamento com os demais companheiros.
Uma segunda hipótese é a escalação de um jogador de meio-campo com características mais ofensivas, como o sul-coreano Chico. Ele terminou a última partida atuando como segundo volante no esquema 5-4-1 e já foi utilizado por ali em treinamentos.
Com a ausência de Wescley, escalado na ponta direita diante de Flamengo e Grêmio, o jogador com a característica mais próxima para atuar por ali também seria Chico, caso ele não jogue no meio-campo. Foi pela direita que ele participou dos primeiros jogos do Brasileirão, cumprindo a função de também aparecer pelo centro para a armação das jogadas. Outra possibilidade seria Bruninho, que é canhoto e também exerce a função de armador pelo lado do campo.
Caso o técnico do Juventude opte por uma formação com mais velocidade pelos lados do campo, Sorriso é o mais cotado para iniciar o jogo entre os titulares. Desta forma, o ataque seria formado por ele e Paulinho Boia pelos lados, com Matheus Peixoto centralizado. Assim o Ju enfrentou o América-MG, em Belo Horizonte.
A possível formação do Juventude para enfrentar o Ceará tem: Marcelo Carné; Michel Macedo, Cleberson, Rafael Forster e William Matheus; Guilherme Castilho, Matheus Jesus e Jadson (Sorriso); Chico, Paulinho Boia e Matheus Peixoto;