A palavra concentração tem sido bastante enfatizada no vestiário do Estádio Alfredo Jaconi, e não é para se referir ao momento em que jogadores ficam reunidos em um hotel antes das partidas. Na verdade, objetivo do uso desse discurso da comissão técnica para os atletas tem como o referência a mentalização do jogo durante os 90 minutos, evitando distrações. Em momentos de descuido, o Juventude sofreu gols nas rodadas anteriores, contra Athletico-PR e Palmeiras, e a equipe acabou desabando emocionalmente.
Deste modo, o discurso de Vitor Mendes em entrevista coletiva após a vitória alviverde sobre o Sport, a primeira no Campeonato Brasileiro, teve como destaque a mentalidade do elenco no confronto. Além disso, o zagueiro fez questão de valorizar muito o resultado obtido, independentemente do desempenho técnico da equipe.
— Acredito que o resultado foi o mais importante. Não estávamos preocupados em jogar bem, e sim em ganhar o jogo. Mantivemos o nível de concentração elevado do início ao fim, que era algo que estávamos sendo muito cobrados. Nosso nível de atenção foi relevante no jogo, pois precisávamos muito da vitória — disse Vitor Mendes, frisando a expectativa pela continuidade de resultados positivos nas próximas rodadas:
— Feliz pela vitória. Foi muito importante dar esse passo na competição diante de um adversário difícil, bem qualificado e treinado. Esperamos dar essa continuidade no caminho das vitórias.
Mais um tabu
O Campeonato Brasileiro 2021 tem apresentado alguns tabus para o Juventude. Um deles é nunca ter vencido o América-MG jogando em Belo Horizonte. As equipes se enfrentaram duas vezes entre 2000 e 2021, com uma vitória do Coelho e um empate. Para Vitor Mendes, mais uma vez o nível de concentração será fundamental para superar outro adversário direto na briga contra o rebaixamento.
— Uma vitória fora de casa será muito importante para dar sequência no trabalho. A gente sabe que a equipe do América é muito qualidade, com grandes jogadores e não será fácil. Precisamos estar com o nível de concentração elevado para sair com a vitória — comentou o zagueiro.