O empate do Caxias contra o Esportivo, neste sábado (26), manteve a equipe grená no G-4 do grupo A-8 da Série D, mas aumenta a sequência sem vencer como visitante do time do técnico Rafael Jaques. Ainda assim, pelas condições da partida no Parque Montanha dos Vinhedos, o comandante grená gostou do que viu.
— Eu não saio 100% satisfeito nem com o resultado e nem com o desempenho, em função do resultado. A chuva forte ao final do primeiro tempo, onde começou a embarrar o campo, a ficar pesado aquele lodo e aquela lama, prejudicou completamente o segundo tempo. Ficou um jogo muito mais propício para o Esportivo, que usa o contra-ataque e a bola parada ao seu favor. Consequentemente, tivemos que sair das nossas características e fazer a leitura de jogo — afirmou Jaques.
Mesmo com as dificuldades com gramado, o time grená mostrou situações de jogo que fazem Rafael Jaques observar um time com mais equilíbrio, um desejo do treinador.
— Já foi um jogo nesse sentido. Evoluímos e crescemos como grupo nesse sentido, sim. Precisamos melhorar algumas questões, como todas as equipes. Mas já houve uma evolução muito grande na construção do jogo, posse de bola, mesmo na casa do adversário, construímos situações de gol com a bola no pé — analisou o técnico.
Um dos detalhes que mais chamou a atenção foi a quantidade de discussões em campo e entre as comissões técnicas com a arbitragem. Para Jaques, seu time entrou com outro propósito, mas precisou se impor também nesse sentido:
— Temos uma característica diferente. Procuramos jogar mais do que gritar, mas se o adversário grita, temos que nos adaptar às circunstâncias do jogo. O árbitro, nos últimos 15 minutos, também pela pressão do adversário, qualquer situação era falta para eles, bola na área. São circunstâncias que temos que nos adaptar e dançar conforme a música.
O Caxias volta a campo contra o Aimoré, pela 5ª rodada da Série D, no Estádio Centenário. O confronto está marcado para o domingo (27), mas a direção grená solicitou a antecipação da partida para o sábado (26), o que deve ser confirmado pela CBF.