O Clássico da Polenta teve de tudo no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Em clima de Gauchão, a partida teve chuva que virou temporal, neblina fechada e muita reclamação, que gerou cinco cartões amarelos entre pessoas que estavam nos bancos de reservas.
Teve futebol também. Mesmo com o gramado comprometido por conta das poças d'água, Esportivo e Caxias fizeram um jogo movimentado. O placar de 1 a 1 foi construído com lances inusitados, é verdade. O Esportivo abriu o placar com gol de Milanez que contou com falha de Marcelo Pitol. O Caxias, por sua vez, teve o gol de Juliano em uma "tabela" com a lama no meio da área.
O duelo serrano no Campeonato Brasileiro da Série D teve muita cara de Gauchão. Cada um levou um ponto, os dois seguem no G-4 do grupo A-8 e seguem na luta pela classificação à segunda fase.
Tão logo o jogo começou, a chuva também iniciou na Montanha dos Vinhedos. Antes mesmo de alguma chegada de perigo, o Esportivo já perdia Norton, que saiu aos oito minutos com uma lesão. No minuto seguinte, a primeira chegada forte do Caxias. Após falta a favor da equipe da casa, a defesa grená cortou e Juliano puxou o contra-ataque. Antes do meio-campo, a bola já estava com Kelvin, que correu até a intermediária e finalizou, buscando o canto direito de Otávio Passos, que espalmou para escanteio.
O Esportivo, depois de algumas tentativas sem sucesso de criar, arriscou aos 24. Vini Peixoto aproveitou a saída errada de Thiago Sales, avançou e finalizou por cima do gol de Marcelo Pitol.
Aos 28, debaixo de um temporal, o Esportivo chegou a comemorar, mas Pitol salvou. Cobrança de falta de Rennan da esquerda e Chicão subiu mais alto que todo mundo, cabeceou no canto esquerdo e o goleiro grená voou para salvar.
Aos 34, Lucas Carvalho fez cruzamento fechado da direita e quase surpreendeu Otávio Passos. Aos 41, foi Juliano que errou a bola cruzada e por pouco não acertou, praticamente do mesmo lugar do lance anterior.
No segundo tempo, sem chuva, o jogo ganhou em emoção. Logo aos quatro minutos, Juliano cruzou para a área, Michel cabeceou livre e Otávio Passos fez a defesa. O ataque grená reclamou que a bola havia entrado, mas a arbitragem deu sequência para a jogada.
Porém, o zero do placar foi tirado pelo Esportivo. Aos 10, Juninho Tardelli cobrou escanteio para o meio da área e Milanez subiu para tocar de cabeça. A bola ainda passou pelo meio das pernas do goleiro Marcelo Pitol antes de romper a linha: 1 a 0 para o Alviazul.
Depois de sofrer o gol, o Caxias acordou e tentou ir para cima. Aos 23, Kelvin tentou finalização de fora da área. Porém, aos 26 veio o empate. Juliano começou a jogada e passou para Kelvin. Antes da bola chegar no jogador grená, parou em uma poça d'água e ficou à feição de Juliano, que finalizou sem chances para Otávio Passos e 1 a 1 na Montanha.
A partir daí, uma pressão extracampo se criou e os ânimos se exaltaram, mesmo com o temporal em Bento. Após o gol, foram mais de quatro minutos até a retomada do jogo por reclamações, principalmente de Rogério Zimmermann.
Nos minutos finais, o Esportivo tentou cavar faltas nos arredores da área grená, enquanto o Caxias buscava os contra-ataques, mas nenhum dos dois tiveram sucesso e o jogo acabou mesmo no 1 a 1.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série D — Grupo A-8 — 4ª rodada
26/6/2021 - Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Esportivo 1x1 Caxias
ESPORTIVO
Otávio Passos, Serafini, Milanez, Rafael Dumas e Rennan; Chicão, Norton (Gutierrez, 8/1°), Lailson (Wesley, 30/2°) e Juninho Tardelli (Nicollas, 30/2°); Vini Peixoto (Léo Ferraz, 16/2°) e Batista. Técnico: Rogério Zimmermann
CAXIAS
Marcelo Pitol, Lucas Carvalho, Henrique, Thiago Sales e Vidaletti; João Vieira (Marlon, 38/2°), Paulinho Santos; Juliano, Diogo Oliveira (Tontini, 35/2°) e Kelvin (Erik, 50/2°); Michel. Técnico: Rafael Jaques.
Gols: Milanez (E), aos 10min, Juliano (C), aos 27min, no segundo tempo.
Árbitro: Philip Georg Bennett (RJ), auxiliado por Mateus Oliverio (RS), Fagner Cortes (RS).
Cartões amarelos: Rennan, Rogério Zimmermann, Rafael Dumas, Ramirez, Gustavo Papa (E), Michel, Ramon, Célio Pretto (C)