O Juventude não enfrenta o Grêmio pelo Brasileirão desde 2007, ano do rebaixamento alviverde. A última vitória do Ju sobre o time porto-alegrense pela Primeira Divisão aconteceu no dia 18 de agosto de 2004. O resultado foi 4 a 2, de virada, em duelo pela 25ª rodada, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
— No primeiro tempo, tivemos dificuldade em nos ajustar à dinâmica do Grêmio. Quando acertamos a marcação, entramos no jogo. No segundo tempo, o placar foi justo pelo que o Juventude fez — disse à época o técnico Ivo Wortmann, do Juventude.
O Ju conseguiu reverter uma desvantagem de 2 a 0. Aquela noite, que terminou com um grande resultado, começou com muitas dificuldades para o Verdão. Logo aos cinco minutos, Claudio Pitbull recebeu de Fábio Pinto na área e sem marcação chutou no canto: 1 a 0. Aos 22, Fábio Pinto marcou o 2 a 0 e deu a impressão de que o Ju estava batido no jogo. No entanto, aos 28 minutos, Lopes fez um gol para descontar e dar um respiro ao Verdão. Lopes foi lançado por Da Silva e encobriu o goleiro Marcio: 2 a 1. Era o começo da reação e de uma vitória incrível.
No segundo tempo, o Juventude manteve-se superior. Levou alguns sustos no início, mas depois pressionou até a virada. Aos 15 minutos, chegou ao empate com o zagueiro Índio. Jancarlos cobra escanteio, Índio subiu mais alto que os zagueiros do Grêmio e, de cabeça, colocou a bola na rede: 2 a 2. Aos 31 minutos, a boa atuação foi premiada por um pênalti de Capone, que interceptou a bola com a mão. Da Silva cobrou e fez 3 a 2.
Em desvantagem, o Grêmio foi ao ataque desesperadamente. Enquanto isso, o Juventude se retraiu e começou a jogar no contra-ataque. O atacante Da Silva incomodou a zaga gremista até conseguir outro pênalti, cometido por Claudiomiro. Ele mesmo, em noite inspirada, cobrou e decretou o 4 a 2. Vitória emblemática do Ju em pleno estádio Olímpico.
O Juventude jogou com: Eduardo Martini; Índio, Neto e Thiago Silva; Jancarlos, Vanderson (Camazzola), Lauro (Reinaldo Aleluia), Donizete Amorim e Zé Rodolpho; Da Silva e Lopes. Técnico: Ivo Wortmann.
Essa vitória, do time de Ivo Wortman, deixou o Grêmio em 19º lugar, a um ponto da zona de rebaixamento. Aquela foi a terceira derrota em quatro jogos do time de Porto Alegre.
Neste ano de 2004, na segunda edição do Brasileirão por pontos corridos, o Ju teve a melhor classificação neste modelo. O time alviverde terminou em 7º lugar com 70 pontos.