Além de buscar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2021, o Juventude enfrenta o Santos no próximo sábado (12) buscando quebrar o tabu de nunca ter superado o Peixe jogando na Vila Belmiro. Entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, são quatro empates e cinco derrotas em nove jogos realizados na Baixada Santista.
O último confronto entre Santos e Juventude pelo Brasileirão foi em 8 de setembro de 2007, com vitória da equipe paulista por 1 a 0, com gol marcado por Renatinho. Já o último empate, resultado que seria comemorado pelos comandados de Marquinhos Santos, aconteceu em 3 de julho de 2005. O Ju, do técnico Ivo Wortmann, jogou melhor que o Santos, de Vanderlei Luxemburgo, mas acabou empatando em 0 a 0.
— Brincamos de perder gols no segundo tempo — lamentou Wortmann após aquela partida no interior paulista.
A escalação alviverde tinha Doni; Antônio Carlos, Joel e Chicão; Magal, Leandro Moreno, Lauro e Jaílson; Zé Carlos e Túlio Maravilha. No Santos, os destaques eram Léo, Tcheco, Ricardinho, Giovanni e Basílio.
No Jaconi
Jogando em casa diante do Santos — o que vai acontecer apenas na 22ª rodada do Brasileirão 2021 — o Juventude tem um retrospecto melhor do que fora de casa. Foram três vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 11 jogos, disputados por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
O último êxito alviverde foi em 1º de novembro de 2006, com um emocionante 3 a 2. Christian abriu o placar para o Ju aos 16 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Tabata e Igor (contra) colocaram o Peixe na frente, porém, Alexandre e Raulen viraram o jogo para o Verdão, espantando qualquer risco de rebaixamento naquela temporada.
A escalação do Juventude teve André; Igor, Fabrício e Antônio Carlos; Wellington (Raulen), Renan, Fernando, Alexandre (Éderson) e Márcio Azevedo; Bruno (Leandrinho) e Christian. O confronto também tinha Ivo Wortmann e Vanderlei Luxemburgo comandando o Papo e o Peixe, respectivamente.