Foi sofrido, aos trancos e barrancos, mas a primeira vitória no retorno à Série A saiu. Com gol chorado de Matheus Peixoto, aos 39 minutos do segundo tempo, o Juventude venceu o Sport por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Com o resultado, o time alviverde chega aos cinco pontos e deixa a zona de rebaixamento.
Curiosamente, a vitória veio diante dos pernambucanos, que tinham sido o último time a perder para o Ju pela Série A, em 2007, na oportunidade, com gols de Thiago Cavalcanti e William.
Desta vez, em 2021, com William Matheus na lateral esquerda e Paulinho Boia e Matheus Peixoto como novidades no ataque, o Juventude buscava marcar o seu primeiro gol como mandante na competição. O início da partida foi de muito estudo entre as equipes e pouca ação ofensiva. Aos 13 minutos, em jogada individual, Paulinho Boia deu um chapéu em Maidana e chutou para a área, com a bola desviando no braço de Sabino. A arbitragem sinalizou o impedimento do atacante no início do lance.
Dois minutos depois, André encontrou Thiago Lopes com liberdade na área, mas a finalização foi travada por Vitor Mendes. A primeira finalização do Ju só veio aos 24. Castilho dominou pela meia direita, puxou para o pé esquerdo e chutou rasteiro para defesa tranquila de Mailson.
Aos 37, a melhor chegada alviverde. Wescley fez jogada individual e tocou para Michel Macedo fazer o cruzamento para a entrada da área. De primeira, Castilho finalizou e o goleiro do Sport se esticou todo para espalmar.
Quatro minutos depois, foi a vez do Sport chegar. Após cruzamento para a área alviverde, a zaga afastou parcialmente e sobrou para Sabino, que girou e mandou uma bomba de pé esquerdo. Carné voou e mandou para escanteio. Aos 46, em cobrança de escanteio, Thyere perdeu a última chance da primeira etapa, que acabou sem gols.
No segundo tempo, o Juventude demorou a se encontrar e, além da lentidão na saída de jogo apresentava oportunidades para o Sport contra-atacar. As chances só apareciam em jogadas de bola parada. Aos oito, Chico cobrou falta na meia esquerda e Peixoto desviou para fora.
Em uma jogada mais trabalhada, aos 19, Wescley arriscou de longe, mas a bola ficou com Mailson, sem dificuldades. Com Marcos Vinicios e Matheus Jesus, o técnico Marquinhos Santos procurou deixar a equipe alviverde mais agressiva. E o time melhorou.
O jovem atacante levou perigo aos 26, quando recebeu na ponta esquerda e tentou o chute colocado. Mailson espalmou e afastou o perigo. Dois minutos depois, Sabino tentou a resposta para os pernambucanos e finalizou da intermediária. A bola teve desvio e saiu rente à trave.
Estava difícil criar, mas, pelos pés de Marcos Vinicios saiu a assistência para o gol alviverde. Após troca de passes na intermediária, Wescley encontrou o atacante aberto pelo lado esquerdo. Ele dominou, driblou e serviu Matheus Jesus, que chutou fraco. A bola sobrou para Matheus Peixoto, que tentou duas vezes e, de bico, acertou o canto direito de Maílson, que não alcançou: 1 a 0.
Com a vantagem do placar, Marquinhos Santos promoveu a estreia do zagueiro Didi para fechar o time e segurou o resultado até o final. A primeira vitória do Ju no retorno à elite contra o mesmo rival que havia vencido na rodada derradeira em 2007, na sua despedida da Primeira Divisão.
Ficha Técnica
Juventude 1x0 Sport
Campeonato Brasileiro Série A - 5ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 20/06/2021
JUVENTUDE Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus, Elton, Guilherme Castilho (Matheus Jesus, 20/2º) e Wescley (Didi, 42/2º); Paulinho Boia (Marcos Vinicios, 20/2º), Matheus Peixoto (Pacheco, 42/2º) e Chico (Capixaba, 31/2º). Técnico: Marquinhos Santos
SPORT
Mailson; Iago Maidana (Tréllez, 39/2º), Rafael Thyere e Sabino; Hayner (Patric, 39/2º), Marcão Silva, Thiago Lopes (Ricardinho, 23/2º) e Sander; Marquinhos (Everaldo, 39/2º), André e Paulinho Mocellin (Maxwell, 15/2º). Técnico: Umberto Louzer
Gol: Matheus Peixoto (J), aos 39min, no segundo tempo.
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa/SP), Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).
Cartões Amarelos: Rafael Forster, Vitor Mendes, Guilherme Castilho, Marcos Vinicios (J)