O Campeonato Brasileiro da Série D, que começa no próximo fim de semana, é mais uma chance para o Caxias tentar o retorno à Terceira Divisão após seis anos da queda. Para o Esportivo, a Quarta Divisão é a oportunidade para o time de Bento Gonçalves, em sua primeira participação no campeonato, tentar apagar a imagem ruim que ficou do rebaixamento no Campeonato Gaúcho.
Para ter a chance de chegar no tão sonhado acesso, no entanto, Grenás e Alviazuis terão algumas etapas para avançar. Na primeira delas, os times da Serra terão outras seis equipes sonhando com uma das vagas no G-4 do grupo A-8, o que garante a passagem à segunda fase da Série D.
Se em outras temporadas equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e até de Minas Gerais estiveram no grupo do Caxias, em 2021 a chave é formada somente pelas equipes do Sul do Brasil. Com isso, a tendência é de enfrentamentos mais equilibrados e com características de clássicos.
Além disso, o grupo terá vários jogadores que passaram por Caxias ou Esportivo, além daqueles que atuaram em outras equipes da Serra. Logo na estreia, o Grená terá pela frente o Juventus-SC, no domingo (6), em Jaraguá do Sul. O rival apresenta o técnico Pingo como atração, além do volante Tássio, que já atuou pela dupla Ca-Ju.
No mesmo dia, mas às 15h, em Paranaguá-PR, o Esportivo irá encarar o Rio Branco. Será um duelo de dois estreantes em Série D – mesma situação de Juventus-SC e do Aimoré, dos ex-grenás Pablo e Marabá.
Para a equipe grená, ainda há dois reencontros em relação à Quarta Divisão do ano passado. O time, que agora é comandado por Rafael Jaques, voltará a enfrentar o Marcílio Dias, que manteve uma base de equipe, e o Joinville, que traz como novidades os ex-juventudistas Yann Rolim e Gustavo Ermel.
Confira as principais informações dos rivais de Caxias e Esportivo na Série D e o que eles trarão como time-base.
CASCAVEL
:: Cascavel-PR
:: Estádio Olímpico Regional, com capacidade para 28.125 pessoas.
:: Técnico: Tcheco, 45 anos.
:: Participações em Série D: 1
:: Última participação: Caiu na segunda fase em 2020.
:: Time-base: Ricardo; Afonso, Willian e Diego Giaretta; Wagner Libano, Gama, Robinho, João Pedro e Willian Simões (Carlinhos); Léo Itaperuna e Carlos Henrique (Rogério).
:: Reforços: Carlos Henrique, centroavante, ex-Londrina, defendeu o Juventude em 2019, e Eduardo Echeverría, meia paraguaio que já defendeu Águia-PA e ASA-AL em 2021.
MARCÍLIO DIAS
:: Itajaí-SC
:: Estádio Hercílio Luz
:: Técnico: Teco, 44 anos.
:: Participações em Série D: 3
:: Última participação: Chegou nas oitavas em 2020.
:: Time-base: Vitor Hugo, Luis Renan, Wallace, Luan e Fernando; Diego Silva, Alessandro e Nathan; Franklin, Anderson Ligeiro e David Batista.
:: Reforços: Vinícius Kuerten, zagueiro ex-Tubarão, e os atacantes Thiaguinho, ex-Inter de Limeira, Welington e Marcos Júnior, do Lokomotiv Daugavpils, da Letônia.
JUVENTUS
:: Jaraguá do Sul-SC
:: Estádio João Marcatto
:: Técnico: Pingo, 53 anos.
:: Participações em Série D: estreante.
:: Time base: Iago Hass, Genilson, Felipe Gregório, Wallinson e Cesinha; Tássio, Vini Garcia, Fabinho, Eric Di Maria, Júlio Pacato e Jô. Técnico Pingo
:: Reforços: Maurício, zagueiro, ex-Pelotas, e Júlio Pacato, atacante, ex-Sertãozinho.
AIMORÉ
:: São Leopoldo-RS
:: Estádio Cristo Rei
:: Técnico: Gilson Maciel, 52 anos.
:: Participações em Série D: estreante
:: Time-base: Pablo; Bruno Ferreira, Renato, Darlan e Lucas Sampaio; Marabá e João Denoni; Padú, Isaias e Douglas Skilo; Neto Baiano.
:: Reforços: lateral-esquerdo Filipe Brunetto, ex-Sorriso-MT, os zagueiros Natã, da base do Grêmio, e Wagner Fogolari, ex-São José-PoA, os volantes Marcelo Marques, ex-Independente de Limeira, e Paulinho, ex-Sorriso-MT, os meias Nonnô, ex-12 Horas, Adriano Klein, ex-Novo Hamburgo, e Xandy, ex-Monte Azul-SP, e os atacantes Douglas Skilo, ex-Portuguesa-RJ, Padú, ex-Monte Azul-SP, Santiago Krieger, ex-Ypiranga.
JOINVILLE
:: Joinville-SC
:: Arena Joinville
:: Técnico: Leandro Zago, 40 anos.
:: Participações em Série D: 3
:: Última participação: Eliminado na primeira fase em 2020.
::Time-base: Rafael Pascoal, Edson Ratinho, Fernando, Hellerson e Renan Castro; Naldo, Davi Lopes e Yann Rolim; Junior Fialho e Gustavo Ermel; Thiago Santos.
: Reforços: Rafael Pascoal, goleiro ex-Rio Claro; Junior Fialho, atacante ex-Parnahyba-PI; Léo Griggio, zagueiro, ex-Bangu; Xavier, meia, ex-Marcílio Dias
RIO BRANCO
:: Paranaguá-PR
:: Estádio Estradinha
:: Técnico: Danilo Fiúza.
:: Participações em Série D: estreante.
:: Time-base: Lucas Macanhan; Léo Simas, Renato Oliveira, Jacy e Pedro Botelho; Paulo Henrique, Igor Matheus e Zezinho; Marcelinho, Demethryus e Gabriel Honório.