Marcar gols para vencer partidas é o objetivo básico do futebol. Nos pontos corridos, os empates também possibilitam pontos, mas não é o suficiente para evitar um rebaixamento ao final de 38 rodadas. Após dois gols marcados no empate com o Cuaibá, na estreia do Campeonato Brasileiro, o Juventude passou em branco nas três partidas seguintes, contra Athletico-PR, Santos e Palmeiras. Neste domingo (20), diante do Sport, a partir das 20h30min, o clube precisa balançar as redes do Estádio Alfredo Jaconi pela primeira vez na temporada para tentar se afastar da zona do rebaixamento.
Exceto no confronto com o Peixe, oportunidades de gol não faltaram. Contra Furacão e Porco foram pelo menos duas chances claras em cada partida, porém não houve efetividade. Teve também o gol anulado de Matheus Peixoto, com a arbitragem marcando uma falta em Felipe Melo.
— Nós temos criado, e o mais difícil é criar. Tivemos oportunidades contra os grandes adversários que tivemos aqui, com títulos continentais. Mas não estamos conseguindo ser efetivos. É uma questão de treinamento, gesto técnico e confiança. Espero que os gols possam voltar a aparecer contra o Sport — projeta o técnico Marquinhos Santos.
Embora a equipe pernambucana tenha saltado na tabela com a vitória sobre o Grêmio na última rodada, projeta-se Juventude e Sport como um duelo direto de equipes que buscam se afastar do Z-4. Principalmente para o Verdão, que caiu para a 18ª posição com o 3 a 0 sofrido para o Palmeiras. Conforme o treinador alviverde, cobranças não faltaram dentro do vestiário.
— Nós temos que tirar aprendizados, sim, principalmente pelos resultados em casa. Houve cobrança. E o principal foi dentro do vestiário, com os jogadores se cobrando. E isso é um alento, pelo aprendizado ter acontecido. O vestiário pós derrota foi pesado mentalmente, pois poderíamos estar melhor na tabela. Estamos construindo uma base sólida para, ali na frente, estar fora da zona do rebaixamento — destaca Marquinhos.
Possível escalação
Com a lesão muscular do lateral-esquerdo Alyson, que ficará afastado dos gramados por pelo menos seis semanas, a entrada de um novo jogador no setor é uma mudança certa a ser feita na escalação do Juventude. William Matheus é o mais cotado, com Eltinho como uma segunda possibilidade. Paulinho Boia, que estreou diante do Palmeiras, também tem possibilidade de iniciar o confronto. Ele disputa posição com Capixaba, que não teve bom desempenho nas últimas partidas.
Desta forma, a possível escalação do Juventude tem Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Élton, Guilherme Castilho e Wescley; Capixaba (Paulinho Boia), Chico e Marcos Vinícios.