Quando confirmou o acesso à Série A em 29 de janeiro de 2021, o Juventude decidiu aproveitar o momento para também elevar o patamar de sua estrutura. Assim, abriu mão de jogar no Estádio Alfredo Jaconi durante o Campeonato Gaúcho, para que sua casa fosse reformada para o Campeonato Brasileiro. Quatro meses depois, com um novo gramado, novos refletores e outras mudanças internas, o reencontro está marcado para o próximo domingo, às 18h15, quando o Verdão enfrenta o Athletico-PR, pela segunda rodada do Brasileirão.
— Eu fico bastante feliz de retornar ao Jaconi. Ano passado fizemos grandes jogos aqui, jogos memoráveis, que nos deram o acesso. Temos jogadores que ainda não tiveram a oportunidade de jogar aqui, e sabemos o quanto a equipe é forte jogando no seu estádio. Estou bastante ansioso pelo retorno — projeta o atacante Capixaba, um dos remanescentes da equipe da temporada passada.
Titular diante do Cuiabá, no empate em 2 a 2 na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Capixaba deve ser mantido no trio de ataque do Juventude, junto com Matheus Peixoto e Chico. A semana de treinamentos teve a volta de Marquinhos Santos, recuperado do coronavírus, e correções estão sendo feitas para o duelo diante do Furacão.
— Tem detalhes que conversamos, que precisam ser acertados. Uma ou outra situação de contra-ataque, que demos espaço e não podemos. Mas isso acontece. Jogo de estreia, fora de casa. Mas isso tudo foi conversado para que não aconteça nas próximas partidas — comentou o atacante alviverde.
A possível formação do Juventude para encarar o Athletico-PR tem Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson; João Paulo, Guilherme Castilho e Wescley; Capixaba, Chico e Matheus Peixoto.