Com o encerramento da participação do Caxias no Campeonato Gaúcho, após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, o Grená concentra suas atenções na participação do clube no Campeonato Brasileiro Série D. Com previsão de início para 6 de junho, o clube terá um mês de preparação para a competição, principalmente para a adaptação do novo técnico, Rafael Jacques.
O comandante, anunciado oficialmente na semana passada, chega em Caxias do Sul na próxima quinta-feira (13) para apresentação oficial. Desde já, ele trabalha junto ao gerente de futebol, Ademir Bertoglio, na reformulação do grupo de jogadores para a competição nacional.
— Encerramos um ciclo e, a partir de agora, o foco é total na Série D. Sabemos que há alguns anos estamos nessa busca e, por isso, precisamos do apoio de todos. A gente sabe que o torcedor grená quer o acesso dentro dos gramados e isso vai nos unir mais nessa sequência de 2021 — afirmou o presidente Paulo César Santos, após a derrota para o Grêmio.
Os zagueiros Guilherme Mattis, Henrique e Erik, o lateral-direito John Lennon, o meia-atacante John Cley e os atacantes Milla, Gustavo Ramos, Marcelo Campanholo e Mazola têm contrato encerrando com o Caxias dentro de duas semanas. Já se sabe que Ramos retornará ao Sampaio Corrêa para o Campeonato Brasileiro Série B. Outros atletas, como Marcelo Pitol, receberam propostas para deixar o Estádio Centenário. Contudo, somente a partir de agora a direção grená vai tratar de renovações e saídas.
— Nosso foco era o Gauchão. A partir de agora vamos começar a conversar com os atletas que gostaríamos de contar para a Série D. O Marcelo Pitol tem contrato a cumprir até o final da Série D e nós contamos com ele — afirmou o presidente Grená.