A fase de classificação do KTO/Caxias do Sul Basquete no Novo Basquete Brasil (NBB) se encerra nesta quarta-feira (7). Ou quase isso. O time gaúcho entra em quadra a partir das 14h contra o Pato-PR, na sua 30ª partida na edição 2020/2021 da competição, tentando a 10ª vitória. Porém, com o Cerrado-DF ainda tendo chances de ultrapassar a equipe caxiense na classificação, a vaga nos playoffs para os comandados do técnico Rodrigo Barbosa só deve ser confirmada na semana que vem.
Depois de vencer o Franca-SP, o Caxias Basquete acabou sucumbindo no último quarto contra o Flamengo, na segunda-feira (5), e saiu derrotado de quadra. Porém, dentro do planejamento do time, o revés diante da equipe carioca não pesa tanto no que se imaginava de possibilidades para essa última bolha da etapa classificatória.
— Desses últimos três jogos, nossa meta era ganhar dois. Já ganhamos um. Encaramos essa partida como uma final de campeonato, o jogo da vida. Não garante (a classificação), mas torna para o Cerrado a missão mais difícil. Esse era nosso objetivo desde o início, chegar aos playoffs. O foco é todo voltado para esse jogo e pela vitória, que é isso que importa — afirmou o ala Pedro Teruel.
Com o time está em Brasília-DF desde a semana passada, o tempo para treinamentos e concentração para as partidas têm sido integrais. A temporada na capital federal, pelo menos momentaneamente, se encerra nesta quarta-feira. Por isso, voltar para o Rio Grande do Sul com a vitória será uma motivação ainda maior para treinar esperando os playoffs e para secar o rival pela vaga.
— Todo mundo pronto e preparado para esse jogo. Sabemos da nossa responsabilidade, temos que fazer nosso papel e depois esperar o Cerrado terminar de jogar. Estamos muito confiantes que vamos conseguir sair com a vitória e carimbar nossa classificação — disse o ala/armador Pedro Mendonça, natural de Brasília e que tem se destacado nesta reta final, sendo o cestinha da partida contra o Franca, com 17 pontos.
Depois de entrar em quadra, o Caxias Basquete começa a torcida contra o Cerrado na quarta-feira mesmo. O time da capital federal joga às 19h30min, contra o Flamengo. Depois, o Cerrado entra em quadra na sexta-feira (9), contra o Pinheiros, virtualmente eliminado, Paulistano e Bauru, que brigam um com o outro por umas das vagas diretas às quartas de final. Serão jogos para os gaúchos ficarem de olho até o fim.