O KTO/ Caxias do Sul Basquete sabia das dificuldades que encontraria dificuldades na noite desta segunda-feira (5). Jogando em Brasília-DF, o time gaúcho encarou o líder da edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB) Flamengo e não conseguiu bater o favoritismo da equipe carioca. Mesmo lutando muito e não se entregando até o final, o time comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa foi derrotado por 77 a 58.
Apesar do revés, o Caxias Basquete segue na zona de classificação aos playoffs. Nesta quarta-feira (7), o time gaúcho encara o Pato-PR, no encerramento de sua participação na primeira fase da competição. Para chegar aos playoffs, a equipe caxiense precisa que o Cerrado-DF não vença mais do que um jogo dos quatro que ainda tem pela frente. Se o Caxias vencer o Pato, o time do Distrito Federal precisará vencer no mínimo dois jogos.
No primeiro quarto, mesmo fazendo os primeiros pontos do jogo, o Caxias Basquete sofreu muito com a força ofensiva do Flamengo. Com Yago somando cinco pontos, o time carioca venceu o período por 15 a 10.
No segundo período, apesar do Flamengo sair na frente, o Caxias Basquete fez um quarto equilibrado. Rodrigo Barbosa rodou mais o time e a vantagem rubro-negra caiu para quatro, com 28 a 24 – o time gaúcho ganhou o quarto por 14 a 13.
No terceiro período, o Caxias Basquete veio lutando para virar. Com atuação destacada de Eddy, que fez 11 pontos e converteu duas cestas de três, o Caxias Basquete venceu o período por 29 a 24, finalizando o quarto vencendo pela primeira vez, com 53 a 52.
No último período, porém, o maior grupo do Flamengo pesou. O time gaúcho não conseguiu se encontrar em quadra e sucumbiu ao poderio rubro-negro.
Sem conseguir acertar praticamente nada, o Caxias Basquete fez um dos piores quartos da sua história, foi totalmente dominado, perdeu o período por 25 a 5 e partida por 77 a 58, diferença que não condiz com o que foi a partida.