O KTO/Caxias do Sul Basquete entra em quadra nesta segunda-feira (5) para o penúltimo desafio da fase de classificação da edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB). O desafio será uma pedreira, diante do líder do campeonato Flamengo. O jogo, às 19h30min, será no Ginásio da ASCEB, em Brasília-DF, pode representar a garantia do time gaúcho nos playoffs da competição. A partida terá transmissão da plataforma de streaming DAZN.
Mesmo sabendo da dificuldade de enfrentar o poderoso rubro-negro carioca, maior campeão do NBB, o Caxias Basquete já mostrou recentemente sua capacidade de derrubar favoritos. Depois da vitória contra o Franca, na sexta-feira (2), o time do técnico Rodrigo Barbosa conseguiu um respiro extra na luta para ficar entre os 12 primeiros da fase inicial e avançar para os mata-matas. O triunfo contra o time francano, combinado com outros resultados, praticamente tiraram do caminho caxiense o Pinheiros-SP e o Campo Mourão, além do Brasília-DF, que já está sem chances de classificação.
O principal rival do Caxias Basquete ainda é Cerrado-DF, que terá pela frente Flamengo, Pinheiros, Paulistano e Bauru. Como a equipe gaúcha tem apenas dois jogos pela frente, precisará fazer sua parte e também torcer para que o time do Distrito Federal não tenha sucesso em seus confrontos.
Depois desse jogo contra o Flamengo, o Caxias encara na quarta-feira (7) o Pato-PR. Dependendo da sequência de combinações e confronto direto, a equipe da Serra pode até sonhar com o 11° lugar na classificação, atualmente ocupado pelos paranaenses.
Não se espera vida fácil para o Caxias Basquete nesta noite. Mas pelo que mostrou no primeiro turno, o time gaúcho vai lutar pela vitória. No dia 12 de dezembro do ano passado, também em Brasília, o Flamengo venceu por 80 a 76, mas os cariocas só assumiram a dianteira do placar no último quarto. Depois de derrotar o Franca, um triunfo contra o rubro-negro não é uma possibilidade nada impossível.