O KTO/Caxias do Sul Basquete deu um passo importantíssimo para chegar aos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando em Brasília, no Distrito Federal, na noite desta sexta-feira (2), o time gaúcho derrubou o favoritismo do Franca e venceu por 77 a 71 o seu antepenúltimo jogo da fase de classificação da competição. Com isso, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa empata em número de vitórias com o Pato Basquete-PR, 11º na tabela, e fica mais próximo do avanço à segunda fase.
Na próxima segunda-feira (5), o Caxias Basquete enfrenta o Flamengo, a partir das 20h. Depois, o time gaúcho encerra a fase classificatória contra o Pato Basquete, na quarta-feira (7).
O primeiro período da partida começou com o Caxias pressionando bastante nos arremessos de longe. Nos 10 minutos iniciais, foram 13 tentativas do perímetro do time gaúcho, com três acertos. Além disso, o time teve um ótimo aproveitamento nos rebotes e manteve a liderança do placar durante todo o quarto.
No melhor momento do período, o Caxias Basquete chegou a abrir seis pontos de vantagem, com 17 a 11. Com oito rebotes de Shilton, dominante no garrafão de defesa e no de ataque, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa conseguiu a vantagem no quarto por 20 a 16.
O equilíbrio que marcou a metade final do primeiro quarto, seguiu no segundo período. O Franca conseguiu um volume maior de jogo do que tinha apresentado nos 10 minutos iniciais. Com alto aproveitamento dos arremessos de dois pontos, o time paulista conseguiu, inclusive, a virada no placar, por 35 a 34, faltando pouco menos de dois minutos para o fim do período.
Porém, com boa recuperação de Túlio da Silva na reta final, o Caxias Basquete foi para o intervalo com vantagem de 38 a 37 no jogo — o Franca venceu o período por 21 a 18.
Logo no início do intervalo, Franca tomou a frente do marcador. Ainda assim, Caxias do Sul não deixou o adversário disparar no placar. Faltando pouco mais de dois minutos, a vantagem francana era de três pontos, com 49 a 46. Porém, duas cestas de três pontos, convertidas por Pedro Mendonça e Antônio, recolocaram o time gaúcho na liderança do placar. Ao final do terceiro período — que acabou empatado por 16 a 16 — o Caxias Basquete manteve a vantagem de um ponto no placar geral, com 54 a 53.
No último quarto, o equilíbrio parecia ser a máxima mais uma vez, mas o time gaúcho fez chover bolas de três pontos para tomar a frente do placar. Em sequência, Pedro Mendonça, Antônio e Eddie — em duas vezes, acertaram os arremessos do perímetro, fazendo a vantagem para Caxias chegar aos nove pontos, com 69 a 60.
A partir daí, coube ao experiente time caxiense controlar a vantagem e não permitir que o Franca buscasse a virada. O quarto acabou com vitória do KTO/Caxias por 23 a 18, com 77 a 71 no placar final.